Atenção Primária à Saúde
Governo do Estado lança Projeto de Braços Abertos para aprimorar saúde básica no Ceará
Por Redação IN Poder - Em 18/04/2024 às 6:43 PM
Sob o lema “Cuidar das pessoas, avançar o Ceará”, o Governo do Ceará apresentou nesta quinta-feira, 18, o Projeto de Braços Abertos, uma iniciativa voltada para a organização e planejamento dos processos de trabalho das unidades de saúde básicas. Com um investimento total de R$ 11,5 milhões, o projeto abrange 20 municípios e foi lançado durante evento em Limoeiro do Norte, liderado pela secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.
Em um vídeo, o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), enfatizou o compromisso do Estado com a saúde básica. “É nas unidades básicas que os cidadãos buscam atendimento inicial. Estamos iniciando esse trabalho de fortalecimento e temos confiança de que representará um avanço significativo no atendimento prestado no Vale do Jaguaribe. Estamos de braços abertos para fazer mais pela nossa população”, declarou.
Atualmente, o Ceará possui uma cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS) de 95,03%, classificada como a quarta melhor do País. Uma APS bem estruturada é capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população, além de identificar e encaminhar adequadamente casos que necessitem de atenção especializada.
Tânia Mara apontou para a importância da colaboração de todos para o sucesso do projeto e seu impacto positivo na saúde da região. “Com esse projeto, temos o objetivo de revolucionar a saúde local. Cada parte do sistema de saúde desempenha um papel fundamental para o fortalecimento desse projeto. Precisamos agir diante dos desafios, como a baixa cobertura vacinal e o ressurgimento de doenças, e trabalhar para melhorar esses indicadores”, destacou.
Os 20 municípios que aderiram ao Projeto de Braços Abertos são: Aracati, Alto Santo, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte. Essa iniciativa é realizada em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Umane, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).