
Para evitar racionamento
Governo Federal defende retorno do horário de verão como medida para economia de energia
Por Redação In Poder - Em 11/09/2024 às 6:24 PM

Foto: Divulgação
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a retomada do horário de verão pode ser uma “boa alternativa” para ajudar o Brasil a economizar energia. Durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 11, após evento no setor industrial, Alckmin reforçou que, apesar da seca que afeta diversas regiões do país, não há risco de falta de energia, mas medidas preventivas são necessárias.
“O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi claro ao dizer que não vai faltar energia, mas é importante que todos colaborem. O horário de verão pode ser uma solução viável”, disse o vice-presidente. Ele também sugeriu campanhas para incentivar a população a evitar o desperdício de energia como uma forma adicional de ajudar o sistema elétrico do país.
Pela manhã, o ministro Alexandre Silveira já havia informado que o governo federal está avaliando internamente a possibilidade de retomar o horário de verão. Embora ainda não haja uma decisão definitiva, o principal argumento para a volta seria o aumento da confiabilidade do sistema elétrico, que sofre pressão adicional em períodos de seca.
O horário de verão foi extinto em abril de 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro. A medida era utilizada para reduzir o consumo de energia no horário de pico, ajudando a aliviar a pressão sobre o sistema e diminuir o uso de fontes mais caras de geração elétrica.
Mais notícias


Beijo e Rolex
