Segundo Rui Costa:
Governo Lula avalia redução de tarifa de importação para baixar preço de alimentos
Por Redação IN Poder - Em 24/01/2025 às 5:37 PM
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que o governo está considerando a redução do Imposto de Importação para reduzir o preço de alimentos no mercado brasileiro. Em entrevista após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Costa explicou que o objetivo é alinhar os preços internos com os internacionais. Ele ressaltou que a redução da tarifa estimularia a importação de produtos, o que ajudaria a reduzir os custos internos.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que uma medida semelhante foi adotada no ano passado para segurar os preços do arroz, após as enchentes no Rio Grande do Sul. Na ocasião, a tarifa de importação do arroz foi zerada. Fávaro reiterou que o governo busca uma política pontual para garantir que os preços dos alimentos no Brasil não sejam superiores aos do mercado internacional.
Além disso, Rui Costa reafirmou que o governo não adotará medidas como subsídios, congelamento ou tabelamento de preços, e que o foco será no estímulo à produção agrícola local. A expectativa é que a safra de grãos de 2025 seja recorde, com aumento de 8% a 10% na produção, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O governo também estuda maneiras de reduzir os custos do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), beneficiando diretamente os trabalhadores e aumentando seu poder aquisitivo.