sem aviso
Governo muda comandante da Polícia Militar do Ceará
Por Oceli Lopes - Em 03/02/2025 às 6:39 PM
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), por meio do secretário Roberto Sá, informa mudança no Comando-Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Deixa o cargo o coronel Klênio Sávyo e assume o coronel Sinval Sampaio, atualmente comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM/Região Metropolitana de Fortaleza).
Pela manhã, o governador Elmano de Freitas (PT), em entrevista na Assembleia Legislativa, disse que estava insatisfeito com os números da pasta, mesmo reconhecendo a diminuição no número de roubos. “Eu ainda estou muito insatisfeito com os resultados que nós alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena, então exige de nós muito mais trabalho, para poder entregar a paz e a segurança que o nosso povo reclama”, afirmou na ocasião.
“A SSPDS agradece ao coronel Klênio Sávyo pelo trabalho realizado, pela dedicação e empenho em prol dos policiais militares e da segurança da população, e deseja sucesso na missão ao novo comandante”, diz nota divulgada pela secretaria nas redes sociais.
Perfil
Bacharel em Segurança Pública pela Academia General Facó e bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul, o coronel Sinval Sampaio está na Polícia Militar desde 1994 e ascendeu ao posto de coronel em 2024. O novo comandante-geral tem especializações em Ciências Jurídicas (Universidade Cruzeiro do Sul) e em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Universidade de São Paulo). Tem carreira de operações e gestão de segurança pública desenvolvida por mais de 30 anos, com atuação em diversos setores da PMCE, da SSPDS e da Casa Militar do Governo do Ceará.
Na Polícia Militar do Ceará, até o momento, comandava o 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM/Região Metropolitana de Fortaleza). O Cel Sinval Sampaio foi comandante do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do 1º Comando Regional de Polícia Militar (Comando de Policiamento da Capital) e do então Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Foi chefe da Assessoria de Inteligência (Asint) da PMCE e atuou na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. Integrou também o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do CPChoque e a 1ª Companhia do 5º Batalhão (Aldeota).
Fonte: SSPDS.