Investimento

Grupo Aço Cearense e Vale assinam termo de compromisso para desenvolvimento de nova aciaria

Por Gabriela - Em 11/05/2022 às 3:02 PM

Whatsapp Image 2022 05 10 At 15.32.19

Assinatura do termo de compromisso

O Grupo Aço Cearense, por meio da SINOBRAS e a Vale, assinaram no início da semana um termo de compromisso para o desenvolvimento de planta de nova aciaria para produção de tarugos de aço a partir do ferro gusa, em Marabá, no sudeste do Pará. O acordo prevê que o fornecimento de matéria-prima pela empresa Tecnored, subsidiária da Vale.

Pelo acordo assinado, a Vale apoiará o projeto através da emissão de garantias, após a conclusão da engenharia, que viabilizem o financiamento a ser contratado pela SINOBRAS para instalação da nova aciaria. Já a SINOBRAS, que possui mais de 15 anos de atuação em Marabá, será a responsável, além dos estudos de engenharia, pela implantação e operação da planta.

O evento de assinatura contou com a presença do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho; do prefeito de Marabá, Tião Miranda; do presidente do Grupo Aço Cearense, Vilmar Ferreira; do vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense, Ian Corrêa; e do diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.

Durante a solenidade, o Governador ressaltou a importância da nova usina para o desenvolvimento econômico da região. “Hoje demos um passo decisivo para a consolidação da verticalização da mineração no estado. É um primeiro passo para que possamos fazer de Marabá e desta região um novo grande polo de siderurgia para o Brasil, afirmou o Governador do Pará, Helder Barbalho.

Sinergia entre mineração e siderurgia

O vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense, Ian Corrêa, destaca a sinergia entre os investimentos. “Nossa parceria vai viabilizar a implantação do polo metalmecânico de Marabá, porque por meio desse projeto, e com a expansão da SINOBRAS, surgirão grandes oportunidades para que novas empresas se instalem na região e utilizem os produtos gerados. É importante que as pessoas entendam que essa nova aciaria e a expansão da SINOBRAS são projetos distintos, mas ambos com o objetivo de trazer mais desenvolvimento e crescimento para a região”, disse.

A partir da assinatura do termo, a SINOBRAS irá desenvolver o projeto de engenharia, que deve ser concluído até o fim de 2023. O cronograma de obras detalhado será apresentado a partir da fase de estudos de engenharia.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder