pauta prioritária

Guimarães diz que governo quer votar Orçamento de 2025 antes do Carnaval

Por Oceli Lopes - Em 03/02/2025 às 6:10 AM

Jose Guimaraes (2)

Deputado José Guimarães é o líder do governo na Câmara Federal. Foto: Portal IN

O ministro das Relações Institucionais, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), informou que o governo apresentará esta semana a agenda prioritária aos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; Hugo Motta (Republicanos/PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil/AP) respectivamente.

“Estamos fazendo um esforço de reconstruir a agenda porque ela foi praticamente toda aprovada nestes dois primeiros anos (de governo)”, disse. “Só da área econômica foram 32 projetos estratégicos aprovados”, acrescentou.

Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), o primeiro desafio será a aprovação da Lei Orçamentária para este ano. “Nós temos aí o mês de fevereiro para montar as comissões, dialogar com os partidos. Depois, nós temos uma pauta que é fundamental, que é votar o Orçamento. Por mim, o Orçamento devia ser votado antes do Carnaval, ou no mais tardar em março. Para começar a discutir as outras pautas que são necessárias para o País”, disse.

Segundo o ministro Padilha, as prioridades da pauta do governo incluirão propostas para estimular o investimento e empreendedorismo no País, em especial para os micro e pequenos empreendedores, inclusive para que possam exportar seus produtos. Além disso, deve ser prioridade para o governo o novo Plano Nacional de Educação.

“Vamos debater ao longo deste ano que a economia seja cada vez mais justa, zerando o imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil”, complementou.

Padilha também citou como prioritária a regulação do ambiente digital. “Esse é um debate muito importante. Já aprovamos no Senado a proteção das crianças e adolescentes contra crimes que acontecem em ambiente digital, (projeto) que já está aqui na Câmara”, avaliou.

O novo líder da oposição na Câmara Federal, deputado Zucco (PL-RS), prometeu atuar na fiscalização do Poder Executivo e propor “pautas positivas, já que esse governo está com muita dificuldade de entrega”. “Este próximo biênio 25-26 é também de muita fiscalização, de muito empenho. A gente precisa avançar na pauta da anistia, a liberdade dos presos de 8 de janeiro de 2023. Questão também relacionada à liberdade de expressão, redes sociais, liberdade de imprensa”, enumerou.

Com informações da Câmara de Notícias.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder