Líder do governo Lula
Guimarães endereça crítica a Campos Neto por juros do BC: “vai ter que baixar”
Por Redação IN Poder - Em 17/06/2023 às 8:37 PM
O deputado federal José Guimarães (PT) tornou a criticar os juros estipulados pelo Banco Central do Brasil (BC). Em agenda no Ceará, o líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados endereçou a crítica ao presidente do banco federal, Roberto Campos Neto, afirmando que taxa básica “vai ter que baixar”.
“É uma luta permanente por essa reconstrução. Nós vamos ter que enfrentar um problema que não é compatível com o que nós estamos fazendo, o de o presidente do Banco Central não baixar as taxas de juros. Ele vai ter que baixar porque, senão vai comprometer tudo”, declarou.
A fala ocorreu durante o lançamento do programa Ceará Sem Fome, ocorrido nessa sexta-feira, 16, no Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião, Guimarães condicionou a retomada do crescimento brasileiro a queda da taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano.
Campos Neto, por sua vez, – que é alvo de críticas por parte dos governistas – já deu indícios de que não pretende revisar o percentual. No Ceará, em compromisso no fim do mês passado, ele parafraseou seu avô dizendo que “achei que vinha fazer o bem, me dei por contente evitar o mal”. As falas foram concedidas ao jornal O Povo.