Líder de Sarto na CMFor

Iraguassu Filho defende unidade no PDT de Fortaleza para definir posição sobre gestão de Evandro Leitão

Por Redação IN Poder - Em 31/10/2024 às 6:16 PM

53349780621 Caba4f4522 C

Foto: Divulgação / CMFor

Em meio à transição de governo em Fortaleza, o vereador Iraguassu Filho (PDT) defendeu nesta quarta-feira, 30, a necessidade de diálogo e coesão no PDT para definir a posição da sigla em relação à futura gestão do prefeito eleito Evandro Leitão (PT), que tomará posse em 2025.

Iraguassu, que é líder do prefeito José Sarto (PDT) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e ficou na suplência para a próxima legislatura, enfatizou que as bandeiras e o programa partidário do PDT são aspectos inegociáveis e que as decisões internas devem levar em conta a história e os princípios da sigla.

A posição do PDT em Fortaleza não é unânime. Dos oito vereadores eleitos pelo partido, seis apoiaram André Fernandes (PL) no segundo turno das eleições, enquanto Iraguassu e outros pedetistas apoiaram Leitão.

Segundo Iraguassu, essa divisão reflete o racha interno da legenda, o que demanda um esforço coletivo para evitar repetição de divisões já vistas anteriormente. “Parece que 2022 se repete,” disse o vereador, alertando para a importância de um consenso que evite fragmentações.

Iraguassu defendeu que a busca por unidade no PDT deve respeitar o posicionamento individual de cada membro, mas lembrou que o partido deve prevalecer sobre interesses pessoais. De acordo com ele, as discussões devem ocorrer dentro dos princípios históricos da sigla, sem distanciamento de sua orientação política tradicional.

Além disso, afirmou que o prefeito eleito Evandro Leitão expressou interesse em dialogar com os vereadores do PDT, o que, na visão de Iraguassu, pode abrir espaço para uma construção de convergência dentro do partido e para o alinhamento com a nova gestão. As informações são do jornal O Povo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder