Prefeitura de Fortaleza

Ivens Dias Branco Júnior, Dora Andrade e Padre Rino receberão a Medalha Iracema

Por Oceli Lopes - Última Atualização 4 de abril de 2025

Befunky Collage (2)

Ivens Júnior, Dora Andrade e Padre Rino serão homenageados com a Medalha Iracema

O prefeito Evandro Leitão (PT) anunciou nesta quarta-feira (2) os três agraciados com a Medalha Iracema 2025 em sua 8ª edição. São eles: o empresário Ivens Dias Branco Júnior, a coreógrafa Dora Andrade e o sacerdote e médico Ottorino Bonvini, conhecido como Padre Rino.

A honraria máxima do Poder Executivo municipal reconhece personalidades que, por meio de sua atuação profissional, contribuem para o desenvolvimento de Fortaleza. A solenidade integra a programação do aniversário da capital, que completa 299 anos, e ocorre dia 11 de abril às 19h no Teatro São José.

“Em cada uma de suas áreas de atuação, os homenageados desta edição da Medalha Iracema têm importantes contribuições para que Fortaleza seja uma cidade mais humana, inclusiva e próspera. Ivens Júnior, Dora Andrade e Padre Rino são personalidades que proporcionam oportunidades para os fortalezenses, com geração de emprego e renda, desenvolvimento artístico e cultural e acolhimento aos mais vulneráveis. Justamente por isso, merecem de nós, representantes do poder público, todo o respeito e admiração. Parabéns aos três por suas trajetórias inspiradoras”, enalteceu Evandro Leitão.

Homenageados:

Francisco Ivens de Sá Dias Branco Júnior

Sob a liderança de Ivens Júnior, a empresa M. Dias Branco se consolidou como referência nacional no mercado

CEO da M. Dias Branco, uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil. Iniciou sua trajetória na empresa aos 16 anos. Em 2014, assumiu a Presidência do Grupo, acumulando também a Vice-presidência industrial. Sob sua liderança, a empresa se consolidou como referência nacional no mercado de massas e biscoitos.

Dora Andrade

Dora Andrade

Em 1991 fundou a Edisca – Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes

Bailarina e coreógrafa iniciou sua formação em dança aos 10 anos, estudando balé clássico, jazz e dança contemporânea. Em 1991, fundou a Edisca (Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes), instituição que utiliza a dança como ferramenta de inclusão e transformação social para jovens em situação de vulnerabilidade.

Padre Rino (Ottorino Bonvini)

Padre Rino

O sacerdote Comboniano promove cuidado integral da saúde, com enfoque biopsicossocioespiritual

Missionário Comboniano, médico e psiquiatra. Natural de Senago, Itália, dedicou sua vida ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e com transtornos mentais. Seu trabalho promove um cuidado integral da saúde, com enfoque biopsicossocioespiritual. Atualmente, preside o Movimento Saúde Mental.

Sobre a Medalha Iracema

Criada em 2018, a Medalha Iracema homenageia personalidades que contribuem significativamente para o crescimento e desenvolvimento de Fortaleza.

Edições anteriores

2024: Ministro do STJ, Teodoro Silva Santos, empresária Maria Consuelo Leão Dias Branco; arquiteto, compositor e poeta, Fausto Nilo Costa Júnior; e bailarina e diretora do Instituto Katiana Pena, Katiana Pena Morais.

2023: Senador Tasso Jereissati, professora Luma Andrade, presidente da CUFA, Preto Zezé; artista Descartes Gadelha e ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza.

2022: Ex-governador Camilo Santana, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e os servidores da Saúde Municipal (SMS).

2021: Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, surfista Tita Tavares e músico Ednardo.

2020: Engenheiro civil Eudoro Santana, empresário Júlio Ventura Neto, humorista Tom Cavalcante e cineasta Wolney Oliveira.

2019: Médico e professor José Otho Leal Nogueira, ex-senador Mauro Benevides e empresário Pio Rodrigues Neto.

2018: Jornalista Adísia Sá, professor e arquiteto Liberal de Castro e cantor e compositor Raimundo Fagner.

Com informações da PMF.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder