CEARÁ NA VANGUARDA

Izolda Cela assina memorandos para usina de H2V e fábrica de ônibus elétricos

Por Marcelo - Em 14/07/2022 às 7:09 PM

A governadora Izolda Cela, acompanhada do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, assinou na tarde de quinta-feira (14), dois memorandos de entendimento que contribuirão para a mudança da matriz energética mundial e a consequente descarbonização do meio ambiente. O 19º MoU para produção de Hidrogênio Verde, com a empresa Enel Green Power, e outro de Eletromobilidade Urbana na cidade de Fortaleza com a implantação de uma fábrica de ônibus e caminhões elétricos a bateria e hidrogênio, com a empresa Higer Bus.

Izolda Cela e secretários, com representantes da Enel Green Power e da Higer Bus, no Palácio da Abolição          Foto: Divulgação

“O desenvolvimento do País passa necessariamente pela redução das desigualdades regionais. Por isso, acreditamos que o futuro do Brasil passa pelo Nordeste e pelo Ceará com a assinatura desses memorandos que contribuem para o desenvolvimento econômico da nossa região e com o projeto de produção de uma energia limpa”, salientou Izolda Cela.

A Enel pretende desenvolver, a curto prazo, o projeto Green Hydrogen Fortaleza, com capacidade instalada em uma primeira fase de até 400 megawatts (MW) de eletrolisadores. Para a presidente da Enel Ceará, Márcia Sandra Vieira, o Estado está na vanguarda da produção de H2V no País. “Nossa intenção é desenvolver um projeto em Quixeré e integrar o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará, gerando desenvolvimento e avançando no projeto de descarbonização da nossa matriz energética”, comentou.

Eletromobilidade

A Higer Bus Tevx planeja iniciar a produção de seus veículos no Brasil a partir de 2023, depois da fase de importação regular das primeiras unidades a partir do primeiro semestre deste ano. A etapa final será a nacionalização da oferta de peças, dentro de dois anos, para completar os planos de estabelecer em território brasileiro uma unidade de produção local.

Marcelo Barella entrega uma miniatura dos ônibus da Higer à governadora

“Hoje é um dia especial para nós da Higer Tevx, por participar deste projeto de hidrogênio e ser a primeira indústria automotiva a se instalar no Ceará, transferir tecnologia e contribuir para o desenvolvimento do Norte e Nordeste. Trazer grandes parceiros como: Bosch, ZF do Brasil, Valeo, Mobitec, Michelin, Alcoa, Engie, dentre outras”, afirmou o diretor da Higer para a América do Sul, Marcelo Barella.

“Demos dois passos importantes rumo à descarbonização do meio ambiente. Assinamos com empresas que estão comprometidas com a transição energética e escolheram o Estado por estarmos na vanguarda desse movimento mundial. Sem falar que o Ceará oferece infraestrutura, como o Porto do Pecém e a ZPE-Ceará, a única Zona de Processamento de Exportação em funcionamento no Brasil”, ressaltou Maia Júnior.

Mais informações

A Higer Bus foi criada na China em 1998 e possui capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, dos quais cerca de 30% são exportados para mais de 120 países. O modelo Azure A12BR é totalmente movido por baterias, com cerca de 12 metros de comprimento e capacidade para até 70 passageiros. É equipado com piso baixo, suspensão a ar, ar-condicionado, carregadores USB para os passageiros e possibilidade de conexão à internet. A autonomia chega a 270 quilômetros e o tempo de recarga é de três horas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder