TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Izolda Cela lança o Programa C-Jovem visando capacitar 100 mil estudantes
Por Marcelo - Em 18/04/2022 às 8:09 PM
A governadora Izolda Cela participou nesta segunda-feira (18), do lançamento do Programa C-Jovem, que visa suprir as lacunas de uma demanda amplamente latente do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Ceará, que ficou muito evidenciada com a pandemia de Covid-19.
O principal objetivo do programa é estimular os estudantes do Ensino Médio a se interessarem cada vez mais pelas áreas de informática e tecnologia, uma vez que a capital cearense é um grande Hub de conexões, com mais de 14 cabos submarinos de fibra óptica que chegam aqui, além da grande infraestrutura de data centers e computação em nuvem.
Izolda enfatizou que cerca de 86% dos jovens cearenses estão nas escolas públicas e este programa é de grande importância para a sua qualificação. “A gente tem procurado melhorar a educação, a fim trazer vigor e desenvolvimento para o Ceará. Para que a gente possa olhar com uma confluência para a juventude, e que essa transformação digital seja uma oportunidade para estes jovens”, disse.
O Governo do Ceará, por meio da Sedet, Uece, Etice, em parceria com o Sebrae Ceará, Sistema FIEC, Sistema Fecomércio, Iracema Digital, empresas e outras instituições de ensino superior, visando capacitar mais de 100 mil jovens nos próximos cinco anos, para gerar oportunidades de emprego e empreendedorismo para os jovens.
Também visa ampliar a oferta de profissionais para o setor de TIC, que vem em franca expansão no Estado; uma formação curricular conectada a um setor estratégico para o Brasil, além do desenvolvimento socioeconômico de forma regionalizada no Ceará.
O diretor de Marketing da Huawei, Rômulo Horta, participou de forma virtual, diretamente de São Paulo, se dizendo honrado em participar desta parceria. “Para a Huawei é de extrema importância fazer parte de um movimento como esse, pois ele visa e respira inovação, trazendo conhecimento de ponta para os jovens do Ceará, em especial no 5G”, afirmou.
Já o gerente Nacional da Amazon Web Services, Paulo Cunha, destacou que o programa é muito interessante, porque olhou para os alunos cearenses. “Foi o único Estado em que pude observar a revolução que o Ceará tem feito. E esse Governo tem sido extremamente inovador, trazendo cloud computing, transformação digital, inovação por transformação de dados e, agora, capacitação, num mercado em que temos uma deficiência tremenda. Não tenho dúvidas do que podemos fazer do Ceará e para o mundo”, destacou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, disse que as políticas públicas vêm ao encontro da população para suprir uma lacuna, por alguma conjuntura social existente. “Hoje, estamos acompanhando um projeto voltado para a formação e capacitação de jovens, conectado diretamente ao que está acontecendo no Ceará, desenvolvendo os Hubs aéreo, portuário e, principalmente, tecnológico”, salientou.