"Fococa"

José Guimarães nega que Arthur Lira tenha pedido sua indicação ao Ministério das Relações Institucionais

Por Redação IN Poder - Em 02/05/2023 às 4:45 PM

Jose Guimaraes Foto Alexferreiracamaradosdeputados

Deputados estão insatisfeitos com a atuação de Padilha no Ministério. Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados

O deputado federal José Guimarães (PT) negou que esteja sendo cotado para substituir o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Possivelmente pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para comandar a Pasta, o petista descreveu – em declaração ao IN Poder nesta terça-feira, 2 – a possibilidade como “fofoca da imprensa”.

É fato, contudo, que Lira está desgostoso com a atuação de Padilha no comando do Ministério. Nesse domingo, 30, inclusive, ele alegou que o integrante do Governo Lula tem tido dificuldades para atender os pedidos da base aliada, especialmente no tocante a liberação de emendas e indicações para o segundo e terceiro escalão dos ministérios.

Guimarães defendeu Padilha e creditou a morosidade apontada por Lira ao “arcabouço político”. “Temos uma máquina burocrática que emperra as vezes uma nomeação, os ministérios que não abrem o credenciamento das emendas. Essa lentidão faz parte do ‘arcabouço político. O sistema anterior tinha um modus operandi e nós tivemos que mudar tudo. E isso não se faz da noite para o dia”, afirmou o líder do governo ao O Globo.

Lira sobre Padilha

O presidente da Casa disse que a relação entre o Legislativo e o Governo não é satisfatória. Além disso, Lira aponta que a pasta de Padilha “precisa se organizar”. Ainda que ele seja um “sujeito fino e educado”, o ministro – conforme Lira – “tem tido dificuldades”.

“Não tem se refletido em uma relação de satisfação boa. Talvez a turma precise descentralizar mais, confiar mais. Se você centraliza, prende muito. Há muita dificuldade, talvez pelo tempo que o PT passou fora do poder”, declarou o parlamentar.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder