MELHORIAS NA CAPITAL
José Sarto assina Decreto 15.083 criando o Observatório da Juventude de Fortaleza
Por Marcelo - Em 12/08/2021 às 2:52 PM
O prefeito José Sarto assinou o Decreto nº 15.083/2021 nesta quinta-feira (12), Dia Internacional da Juventude, criando o Observatório da Juventude de Fortaleza, cuja primeira ação será a divulgação dos resultados da pesquisa “Fortaleza: pandemia e as juventudes”, durante um webinário realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.
O evento digital discutirá, dentre vários assuntos, as atividades desenvolvidas pelo Comitê Executivo Municipal pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (Cempha) e o painel de avaliação dos dez anos do Plano Municipal de Juventude.
“Com esse instrumento serão desenvolvidas pesquisas com foco nos nossos jovens, um passo fundamental para subsidiar políticas públicas na nossa cidade. Nosso objetivo é garantir direitos, promover a inclusão social e estimular o protagonismo juvenil. Esse olhar atencioso sobre os jovens é uma prioridade da gestão e contribuirá para gerar muitas oportunidades”, ressaltou José Sarto.
O decreto regulamenta a implantação e o funcionamento do Observatório da Juventude como núcleo de pesquisa, para oferecer condições ao desenvolvimento de políticas públicas de juventude e despender esforços para melhoria da capacidade de jovens em situação de vulnerabilidade.
O equipamento objetiva gerar números e indicadores para direcionar as políticas públicas para a juventude da Capital, segundo o secretário de Juventude, Davi Gomes. Os resultados do estudo serão debatidos ao longo de quatro eixos temáticos: Educação, cultura e vida pública; Ativação econômica, economia criativa e empreendedorismo; Saúde e segurança (mental, física e alimentar), além de Agravos e perspectivas.