Redes sociais
José Sarto conquista direito de resposta após acusações de André Fernandes
Por Redação IN Poder - Em 27/09/2024 às 6:34 PM
O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), recebeu o direito de resposta contra o candidato André Fernandes (PL) em uma decisão proferida nesta quinta-feira, 26. A medida foi resultado de um vídeo publicado por Fernandes, que acusou Sarto de “obrigar servidores terceirizados a trabalharem na campanha”. A defesa de Sarto argumentou que o conteúdo era “difamatório” e que não se encaixava no “jogo político-partidário”, buscando confundir o eleitorado.
Os representantes de Fernandes defenderam que as publicações se basearam em relatos de cidadãos que afirmam ter sido convocados para participar da campanha do prefeito. No entanto, o juiz da 115ª zona eleitoral de Fortaleza, Victor Nunes Barroso, determinou que a postagem de Fernandes ultrapassou o direito à crítica, considerando o “cunho ofensivo” da mensagem e a falta de comprovação das informações apresentadas.
Em decorrência da decisão, Sarto deverá ter seu direito de resposta veiculado nas redes sociais de Fernandes — Facebook, Instagram e TikTok — por um período de 16 dias. A não observância da determinação poderá resultar em multa de R$ 50 mil. O processo referente a essa questão é o de número 0600156-68.2024.6.06.0115.
Além de ganhar o direito de resposta, a campanha de Sarto também foi ordenada a remover vídeos que foram alvo de outro processo movido por Fernandes, que utilizava imagens antigas do candidato do PL. A decisão foi assinada pelo juiz Vitor Barroso na segunda-feira, 21.