COMBATE À COVID
José Sarto e Élcio Batista comemoram a chegada de 70 respiradores doados por pessoas físicas e jurídicas à Prefeitura
Por Marcelo - Em 14/04/2021 às 1:01 PM
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, esteve nesta quarta-feira (14), no Hospital da Mulher, para anunciar que foram doados 70 respiradores ao município pela iniciativa privada e agora estão sendo distribuídos entre as unidades hospitalares. Tais equipamentos serão um reforço importante no tratamento de pacientes com Covid-19.
Junto do vice-prefeito Élcio Batista, da primeira-dama Natália Herculano, e a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Estela, ressaltou a doação dos respiradores artificiais à Prefeitura de Fortaleza, que vem ampliando os leitos de UTI nas unidades hospitalares da Capital. Os equipamentos representam cerca de R$ 5 milhões, se fosse contabilizado o frete humanitário, concedido pela Azul Linhas Aéreas, por meio de sua diretora Isabel Reis.
“Esses equipamentos serão destinados ao suporte da nossa rede de saúde, que foram doados por pessoas como o senador Tasso Jereissati e sua esposa Renata; a família Pinheiro, do Hapvida; Shopping Benfica; BSPAR do meu amigo Beto Studart; Sistema Fecomércio, através do presidente Maurício Filizola; CDL de Fortaleza, mandando um abraço para o Assis Cavalcante, que está recuperado da Covid; Sanauto; Roberto da Brisanet; Newland; Grupo Carmais; Mota Machado; Mob Telecom; Organização Educacional Farias Brito; Fundação Educacional Deusmar Queirós; Educadora Ari de Sá Cavalcante e Cerbras”, disse Sarto.
Em seguida, o vice-prefeito Élcio Batista destacou as pessoas e empresas que também realizaram doações e fez o seu agradecimento. “Construtora Etevaldo Nogueira; Metaneide; Sevitec Energia; Simpex; Termaco Participações; Vulcabras/Azaleia; Centro de Estudos das Sociedades de Advogados; Mercadinhos São Luiz; Igor Queiroz Barroso; FIEC e Sesi; Hospital São Mateus; Grendene; Wesley, Carlinhos Maia, Jorge Dias, Luiz Willer e Tomaz; Marjosports, do Jorge Dias, Caio César Ferreira Rocha e Shopping RioMar Fortaleza”, salientou.
Sobre a distribuição dos equipamentos, que são dos mais modernos do Brasil, o prefeito disse que 20 deles serão levados para o IJF, que hoje são 80 e passarão a ser 100 leitos de UTI. “E os outros 50 serão distribuídos na nossa rede, para dar suporte naquilo que chamamos de leitos críticos. No Hospital da Mulher serão dez respiradores; cinco para os Frotinhas de Messejana e Parangaba (cada), seis para o Frotinha de Antônio Bezerra e Gonzaguinha do José Walter (cada), três para o Gonzaguinha da Barra do Ceará”, explicou José Sarto.
Lembrou, ainda, que serão mais três respiradores para as UPAs do Vila Velha, do Edson Queiroz e do Bom Jardim; dois para a do Itaperi, do Cristo Redentor e do Jangurussu (cada). Estes leitos críticos, que são quase uma UTI, recebem pacientes graves, que de repente precisam de suporte ventilatório e, com estes equipamentos, esse pronto atendimento é realizado.
Veja o vídeo:
https://www.facebook.com/sartoprefeito12/videos/761001451278539/