ELEIÇÕES 2020
José Sarto assume a liderança da corrida eleitoral em Fortaleza, revela segunda pesquisa Ibope
Por Marcelo - Última Atualização 12 de novembro de 2020
A segunda pesquisa do Ibope de intenção de votos para a Prefeitura de Fortaleza mostrou o candidato do PDT, José Sarto, em primeiro lugar. Ele teria 29% frente aos 16% obtidos na primeira pesquisa, realizada no dia 14 de outubro. Com a margem de erro ficaria entre 26% e 32% dos votos dos respondentes.
Já o Capitão Wagner (PROS), que na primeira pesquisa tinha 28%, registrou uma pequena retração e, agora, está com 27% das intenções de voto, ficando entre 24% e 30% se for levada em consideração a margem de erro de 3% admitida pelo Ibope.
Luizianne Lins (PT) registrou 23% na pesquisa anterior e chegou a 24%. Com a margem de erro ficou entre 21% e 27%. De acordo com o instituto de pesquisas, os três candidatos estão tecnicamente empatados, mas Sarto leva uma vantagem de 2% em relação ao segundo colocado neste levantamento.
Segundo turno
Se a disputa de segundo turno acontecer entre José Sarto e Capitão Wagner, o candidato pedetista teria sua vantagem ampliada consideravelmente, pois ficaria com 46% (entre 43% e 49%, dentro da margem de erro). O postulante pelo PROS seria o segundo com 36% do (entre 33% e 39%). Brancos e nulos representariam 12% e não souberam ou não responderam, 6%.
Na simulação entre Sarto e Luizianne, o candidato do PDT alcançou os mesmos percentuais da disputa com Wagner, ou seja, 46% (43% a 49% na margem de erro), enquanto a petista chegou a 33% ficando entre 30% e 33% na margem de erro. Nulos e brancos 14%, enquanto 7% não souberam ou não responderam.
Caso Capitão Wagner e Luizianne Lins chegassem ao segundo turno, o resultado apresentou um empate clássico , com ambos alcançando 41% dos votos e ficando entre 28% e 44% ao ser levado em conta a margem de erro. Brancos e nulos seriam 12% e 2% não souberam ou não opinaram.
E entre a taxa de rejeição, 38% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Luizianne Lins, seguida de perto pelo capitão Wagner com 36% das pessoas afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Na sequência vem Heitor Ferrer (SD) com 15%, empatado com José Sarto, que também ficou com 15% de taxa de rejeição.