INOVAÇÕES E SERVIÇOS

Junta Militar de Caucaia recebe Medalha Olavo Bilac e Troféu Eficiência do Exército

Por Marcelo - Em 19/02/2024 às 8:40 PM

Em reconhecimento aos importantes serviços e inovações implementadas no processo de alistamento militar no município, a Junta Militar de Caucaia, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, recebeu a Medalha Olavo Bilac e o Troféu Eficiência. As importantes honrarias reconhecem a dedicação à promoção do Serviço Militar Obrigatório no município e são concedidas pelo Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Nordeste e da 10ª Região Militar.

José Miguel mostra a medalha e o certificado enviados pelo Exército

De acordo com José Miguel da Silva, secretário da Junta Militar, há 22 anos Caucaia realiza uma espécie de busca ativa nas escolas estaduais e municipais do município, de pessoas em idade de alistamento militar. O projeto se chama ‘Escola Cidadã’, e abrange também escolas indígenas. “Caucaia é pioneira nesse tipo de serviço junto a comunidades indígenas. Atualmente, são 18 escolas regulares e três indígenas. E ao todo alistamos anualmente cerca de 500 jovens”, revela.

Ainda de acordo com o secretário da Junta Militar de Caucaia, um outro projeto desenvolvido pelo órgão é a ‘Junta Militar Solidária’, com o alistamento de jovens especiais. “Neste projeto, os jovens com deficiência física e/ou intelectual recebem o Certificado de Isenção. Esse trabalho a gente faz com muito carinho e o apoio total do prefeito”, reconhece.

Caucaia é, ainda, a única cidade do Ceará, com exceção de Fortaleza, com mais de uma sede da Junta Militar, sendo uma localizada no bairro Parque Soledade, na Rua Santa Helena, 2.585, e a outra situada no bairro Jurema, mais especificamente na Rua Acapulco, 579.

Alistamento

O alistamento militar é uma obrigatoriedade prevista por lei para todos os brasileiros do sexo masculino até o mês de junho do ano em que completar 18 anos. O procedimento é necessário para a aquisição da Carteira de Reservista, documento dado aos cidadãos que não foram selecionados para servir como militares.

Aqueles que não se alistarem estarão em débito com o serviço militar, não podendo prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras restrições geradas pela falta de comparecimento à Junta Militar do seu município.

Mais notícias

Ver tudo de IN News