Legislativo Municipal

Léo Couto anuncia comissões e data para votar fim da Taxa do Lixo na CMFor

Por Redação IN Poder - Em 03/01/2025 às 3:48 PM

Léo Couto

Foto: Portal IN

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Léo Couto (PSB), anunciou nesta sexta-feira, 3, que divulgará até segunda-feira, 6, os membros das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento da Casa, responsáveis pela análise da mensagem que revoga a Taxa do Lixo. Também será definida a data da sessão extraordinária para votar a extinção da cobrança, que é uma das principais promessas do prefeito Evandro Leitão (PT).

Couto explicou que, embora o processo legislativo seja complexo, está trabalhando intensamente com sua equipe para garantir que o processo de tramitação seja o mais rápido possível. O presidente da Câmara destacou a importância da CCJ e da Comissão de Orçamento, que têm a responsabilidade de analisar a proposta antes de ser votada no plenário. “Estamos nos apropriando da parte administrativa da Câmara e já iniciamos reuniões para dar celeridade à tramitação”, afirmou.

O fim da Taxa do Lixo foi uma das principais promessas de campanha de Evandro Leitão, que assumiu o cargo no último dia 1º. No seu primeiro ato administrativo, o prefeito entregou em mãos a mensagem ao presidente Léo Couto, solicitando agilidade na tramitação da proposta. Evandro, que tem grande expectativa de atender a um dos anseios da população fortalezense, acredita que a medida é uma forma de aliviar a carga tributária para os cidadãos.

Durante a entrevista, Couto ainda ressaltou a necessidade de respeitar a independência entre os poderes, destacando que, apesar de o Executivo ter entregue a mensagem, cabe à Câmara decidir sobre a data da votação e a tramitação do projeto. “A única coisa que eu pedi à Câmara foi no sentido de que se pudesse dar celeridade à tramitação dessa mensagem”, disse Evandro, expressando a confiança de que a Casa cumprirá sua parte no processo.

Por fim, Léo Couto reiterou que até segunda-feira, 6, definirá os nomes dos integrantes das comissões e a data exata para a convocação da sessão extraordinária. Ele enfatizou que, mesmo com a nova gestão, o trabalho legislativo precisa ser conduzido com seriedade e agilidade para atender as necessidades da população. “O nosso objetivo é dar a máxima celeridade ao processo, sem perder de vista a qualidade e a transparência das discussões”, concluiu Couto. As informações são do jornal O Povo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder