Foto: Divulação / CMFor
Favorito para assumir a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o vereador Léo Couto (PSB) destacou que o momento é de intensas negociações e articulações políticas. Ele ressaltou que tem dialogado com parlamentares da base aliada e da oposição, além do prefeito eleito Evandro Leitão (PT), com o objetivo de encontrar um consenso para a formação da Mesa Diretora.
“Estamos em um processo de muito diálogo e construção, buscando o melhor nome para conduzir a Câmara e fazer o melhor pela cidade”, afirmou.
Apesar de ser apontado como candidato natural do governismo, Couto evitou confirmar sua candidatura e enfatizou a necessidade de respeitar as posições de todos os vereadores, incluindo os da oposição. Ele elogiou a relação construída com parlamentares do PL, partido que se posicionou contra qualquer apoio ao PT na presidência da CMFor. O deputado federal André Fernandes, líder do PL em Fortaleza, anunciou que o partido trabalha na formação de uma chapa oposicionista para disputar o comando da Casa.
Para Léo, a pluralidade de candidaturas é legítima e faz parte do processo democrático. Ele destacou que a boa relação com parlamentares de diferentes espectros políticos pode ser um trunfo para fortalecer as articulações. “Independentemente do partido, tenho respeito e uma relação cordial com todos. Agora é o momento de dialogar e entender as posições políticas, sempre buscando o consenso”, completou.
A eleição para a Mesa Diretora da CMFor ocorre no início de 2025 e promete refletir os arranjos políticos que sustentam a nova administração municipal. Couto aparece como o nome mais cotado para liderar a Casa, em alinhamento com o projeto político de Evandro Leitão, mas enfrentará a articulação da oposição liderada pelo PL, que tenta viabilizar uma alternativa ao governismo.