
No lugar de Izolda Cela,
Leonardo Barchini é nomeado por Camilo Santana como novo secretário-executivo do MEC
Por Redação In Poder - Em 31/07/2024 às 6:57 PM

Foto: Reprodução
Foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação de Leonardo Barchini como secretário executivo do Ministério da Educação (MEC). Ele assume o cargo anteriormente ocupado por Izolda Cela, que se afastou para disputar a prefeitura de Sobral, no Ceará. Barchini, que já havia atuado como secretário executivo adjunto sob a gestão de Izolda no MEC, traz consigo uma vasta experiência.
Entre janeiro e agosto de 2023, ele desempenhou funções estratégicas no ministério antes de liderar a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), representando o Brasil.
Na nova função, Barchini será o principal colaborador do ministro Camilo Santana. Izolda Cela deixou o cargo no final de maio e foi oficializada como pré-candidata à prefeitura de Sobral em junho.
Perfil de Leonardo Barchini
Com uma carreira pública de mais de três décadas, Leonardo Barchini é um servidor federal dedicado. Ele é analista sênior em Ciência e Tecnologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bacharel em Direito e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB).
No MEC, Barchini já ocupou diversas posições de destaque, incluindo chefe de gabinete do ministro Camilo Santana, chefe da Assessoria Internacional e diretor de Programas. Sua trajetória também inclui a chefia de gabinete da Prefeitura de São Paulo e a secretaria de Relações Internacionais e Federativas, durante a gestão de Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda.
Mais notícias


APLICATIVO CHINÊS
