Recesso interrompido:
Lira convoca reunião para discutir Mesa Diretora e suspensão de R$ 4,2 bilhões em emendas
Por Redação IN Poder - Em 26/12/2024 às 6:35 PM
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião de líderes para esta quinta-feira, 26, com foco na eleição para a Mesa Diretora. No entanto, há especulações de que o encontro também tratará da suspensão de R$ 4,2 bilhões em emendas, determinada pelo ministro Flávio Dino. Parlamentares que estiverem fora de Brasília poderão participar por videoconferência.
A suspensão atendeu a um pedido do Psol, que apontou irregularidades na destinação das chamadas emendas de comissão, que não possuem pagamento obrigatório. O deputado Glauber Braga (Psol) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a medida e também criticou a decisão de Lira de suspender o funcionamento das comissões durante o recesso.
Outro ponto levantado pelo Psol foi a destinação de parte dessas verbas para Alagoas, estado de Arthur Lira, o que poderia configurar ilegalidade. Apesar da polêmica, o Governo Federal autorizou o repasse sem apontar irregularidades, o que deve ser tema central na reunião dos líderes.