Educação
Lula convida Camilo para o MEC, mas ele defende nome de Izolda
Por anamaria - Em 14/12/2022 às 1:51 PM
Diferente dos nomes que estavam sendo ventilados nos bastidores, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidou o ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT) para assumir o Ministério da Educação do novo governo. O diálogo aconteceu na manhã de ontem (12), antes da solenidade de diplomação de Lula e Geraldo Alckmin (PSB).
Durante a conversa, Santana, embora grato pelo convite, demonstrou o seu total apoio para a indicação da atual governadora do Ceará, Izolda Cela, para comandar a pasta no Governo Federal. Cela já havia sido firmada na área da educação, chefiando a secretaria estadual e obtendo resultados exitosos para a rede pública de ensino.
Defendida por muitos para assumir o comando do MEC, Izolda, embora tenha vasta experiência técnica e de gestão na área, é acusada de ter proximidade com organizações de educação privada, como a Fundação Lemann. Diante disso, o PT, que pretende manter a pasta da educação com representantes da sigla, sinalizou estar refletindo sobre o nome de Reginaldo Lopes, líder do partido na Câmara, para a vaga.
A cadeira do MEC, historicamente ocupada por petistas, durante os anos dos governos de Lula e Dilma Rousseff, teve como exceção o ano de 2015, ocasião em que a vaga foi ocupada pelo, atualmente senador, Cid Gomes (PDT).