Novo ministério
Lula deve confirmar criação do Ministério da Pesca
Por anamaria - Em 12/12/2022 às 3:33 PM
Com objetivo de garantir apoio à pesca artesanal, que será fortalecida dentro da visão de gerar inclusão social e combate à fome, o futuro governo de Lula vai anunciar a criação do Ministério da Pesca, pasta extinta desde 2015 e que passou a ser alvo certo nas reformas ministeriais dos presidentes que se elegeram ao longo do tempo. As informações são do ex-deputado estadual Dedé Teixeira, que participa do Grupo de Transição (GT).
O assunto já vinha sendo abordado nos debates do GT com opiniões divergentes, uma vez que havia pressão da parte do setor industrial pesqueiro para que a pesca artesanal continuasse sendo apenas um departamento do Ministério da Agricultura. No entanto, avaliou-se que os pescadores artesanais precisam de apoio e são capazes de gerar produtos mais baratos na área, além de emprego e renda.
Confirmada sua criação, a Pesca faria parte de um dos 13 ministérios a mais que a equipe do presidente eleito Lula estima ter em relação ao governo Bolsonaro. Um dos nomes cotados para assumir a pasta seria Fábio Bernardino, atual subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Empreendedorismo do Governo do Distrito Federal, presidente estadual do AGIR 36, antigo PTC, e vice-presidente nacional do partido, que apoiou a chapa de Lula nas eleições de 2022.