ações conjuntas

Lula e Macron manifestam preocupação com política da Meta

Por Redação IN Poder - Em 10/01/2025 às 6:04 PM

Macron E Lula Foto Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron manifestaram preocupação com o impacto das notícias falsas sobre a soberania e a democracia de seus países durante conversa telefônica realizada nesta sexta-feira, 10. O encontro virtual, que durou cerca de 30 minutos, abordou temas de interesse bilateral e global, incluindo a recente decisão da Meta de reduzir a checagem de fatos nas plataformas digitais.

Lula elogiou a posição do governo francês contra a medida e destacou a importância de regulamentações conjuntas. “Eles concordaram que liberdade de expressão não significa liberdade de espalhar mentiras, preconceitos e ofensas”, informou o Planalto. Ambos os líderes reforçaram a necessidade de Brasil e Europa unirem esforços para combater a disseminação de fake news, protegendo a soberania, a democracia e os direitos fundamentais.

No Brasil, a Advocacia-Geral da União (AGU) determinou um prazo de 72 horas para que a Meta esclareça mudanças em suas políticas de moderação. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, a flexibilização na checagem de conteúdos representa riscos à segurança pública, à proteção de crianças e ao combate a discursos de ódio. “Impacta negativamente quando promove discriminação por raça, credo, gênero e outros fatores”, alertou o ministro.

Macron aproveitou a conversa para reiterar o convite a Lula para uma visita de Estado à França em junho, reforçando o compromisso entre os dois países em questões como regulação digital, democracia e direitos humanos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder