DEBATE POLÍTICO
Mansueto Almeida afirma que medidas populistas custarão caro ao Brasil
Por Marcelo - Em 29/09/2020 às 8:14 PM
O economista Mansueto Almeida, que era o titular da Secretaria do Tesouro Nacional, afirmou estar preocupado que se medidas populistas derem a tônica ao debate político neste momento conturbado da economia nacional, a conta será elevada e cobrada em breve.
“Se o debate político nos levar a adotar medidas populistas, já que os benefícios de curto prazo são maiores do que os danos, que vão aparecer aos poucos, o custo será muito alto”, afirmou o cearense, em entrevista ao Estadão.
Ele também ressaltou que esta situação será extremamente prejudicial à recuperação econômica do País, que sofreu os impactos da pandemia de Covid-19. “Os juros vão aumentar, a inflação vai voltar, os desequilíbrios setoriais vão se acentuar e o investimento vai cair”, disse.
O ex-secretário do Tesouro lembrou, ainda, que se as contas públicas ficarem descontroladas, haverá um prejuízo generalizado. “Se a gente esquecer o controle de gastos e aumentar a carga tributária, o País não vai crescer muito. É um caminho que me assusta. Espero que a gente não vá por aí”, asseverou Mansueto Almeida.