Equipe de transição
Mercadante afirma desconhecer iniciativa que prevê alteração da Lei das Estatais
Por anamaria - Em 12/12/2022 às 8:55 PM
O coordenador técnico da equipe de transição do novo governo, Aloizio Mercadante, declarou nesta segunda-feira (12), que desconhece “qualquer iniciativa” por parte do governo do presidente eleito de alterar a Lei das Estatais. Questionado sobre a possibilidade de comandar algum ministério ou estatal, Mercadante se esquivou da resposta.
Conforme representantes do mercado, a nomeação do coordenador da transição, sinalizaria uma política econômica mais desenvolvimentista do governo eleito, com possível expansão do gasto público para impulsionar o crescimento. O dólar avançava mais de 1,5% frente ao real e Ibovespa registrava queda superior a 2,5% após a ventilação do nome de Mercadante cotado para assumir o comando do BNDES ou da Petrobras.
Além disso, as especulações de mudanças na Lei das Estatais também foram citadas por agentes financeiros como um dos motivos para a forte queda do Ibovespa. “No governo de transição, desconheço iniciativa de alterar lei das estatais”, disse Mercadante ao chegar à cerimônia de diplomação do presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.