SEGURANÇA ALIMENTAR

Mesa Brasil Sesc celebra distribuição de mais de 67 mil toneladas de alimentos

Por Marcelo Cabral - Em 21/02/2025 às 3:24 PM

O Mesa Brasil Sesc já distribuiu mais de 67 mil toneladas de alimentos desde a sua criação em 2001, consolidando-se como um dos mais relevantes programas de segurança alimentar do País. Esse marco foi um dos grandes destaques da 1ª reunião de 2025 das entidades sociais parceiras, realizada na unidade do Sesc Caucaia.

O encontro não apenas celebrou os resultados expressivos do programa, mas também promoveu um debate estratégico sobre o combate à fome no Ceará, a ampliação da rede de solidariedade e os novos planos do Mesa Brasil para 2025. Dentre eles, promover uma maior aproximação com as instituições sociais beneficiadas pelas ações do programa.

Luiz Gastão agradeceu ao compromisso e dedicação das entidades parceiras

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, ressaltou a importância da descentralização como um fator estratégico para ampliar o impacto do Mesa Brasil, tornando as ações mais acessíveis às entidades e otimizando os custos operacionais. “É uma trajetória que só foi possível graças ao compromisso e à dedicação de cada um de vocês. Servir ao próximo é uma vocação e uma missão que nos impulsionará a seguir adiante”, afirma.

Agilidade e impacto

Com o propósito de tornar o acesso ainda mais ágil e eficiente, o programa agora conta com uma nova unidade de atendimento no bairro Ancuri, em Fortaleza, semelhante à que já existe em Caucaia. Essa expansão permite uma logística ainda mais eficiente, garantindo que os alimentos cheguem com maior rapidez às instituições parceiras.

O impacto do Mesa Brasil Sesc no último ano reflete a grandiosidade e a relevância do programa. Apenas em 2024, foram distribuídos no Ceará 4,768 mil toneladas de alimentos, beneficiando 331.139 pessoas em 158 municípios. Essa atuação ampla foi viabilizada pelo envolvimento de 669 entidades sociais e pelo apoio de 418 doadores.

Além da doação de alimentos, o programa desenvolveu 442 ações educativas, que incluíram workshops, palestras e capacitações voltadas à promoção da segurança alimentar e nutricional. Somente em Fortaleza, as entidades receberam 2,779 mil toneladas de alimentos.

Transformando vidas

Uma das instituições beneficiadas é a Casa Paz e Bem, do Instituto Compartilha, que atende diariamente cerca de 200 pessoas, oferecendo refeições, serviços de saúde e cursos profissionalizantes. Para o coordenador da instituição, Frei Nailson, o programa tem sido fundamental para a continuidade do trabalho social. “Acreditamos na importância da segurança alimentar e nutricional. Desde a pandemia, o Mesa Brasil tem sido essencial para que possamos levar dignidade a quem mais precisa“, diz.

O Mesa Brasil Sesc reafirma, assim, sua missão de minimizar o desperdício de alimentos e combater a fome, promovendo um impacto positivo que transforma vidas e fortalece a solidariedade. Em 2025, a expectativa é ampliar ainda mais essa atuação, garantindo que cada vez mais pessoas tenham acesso à alimentação de qualidade e ao suporte necessário para um futuro mais digno.

Representantes de entidades celebram o sucesso do programa de combate ao desperdício de alimentos

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder