Disputa judicial
Ministério Público solicita investigação de Evandro Leitão por suposta corrupção eleitoral
Por Redação IN Poder - Em 06/09/2024 às 7:33 PM
O Ministério Público do Ceará (MPCE) requisitou à Polícia Federal a abertura de um inquérito para investigar o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), por suposta compra de votos, caracterizada como corrupção eleitoral. A ação teria ocorrido durante uma visita de campanha na Comunidade das Quadras, no bairro Aldeota, em agosto deste ano, quando Leitão, acompanhado de sua vice, Gabriella Aguiar (PSD), e do candidato a vereador Léo Couto (PSB), teria oferecido vantagens ilícitas a uma eleitora em troca de apoio.
A denúncia foi formalizada pela coligação “Fortaleza Não Pode Parar” – que tem como candidato o atual prefeito José Sarto (PDT) – e o pedido de investigação foi apresentado pela promotora Ana Vládia Gadelha Mota, da 1ª Zona Eleitoral do Ceará. O suposto ato foi registrado em uma live publicada nas redes sociais de Evandro Leitão, mas posteriormente apagada. Na gravação, o candidato promete o envio de uma equipe médica para prestar assistência ao parente idoso de uma eleitora, o que configuraria abuso de poder político.
Caso a investigação confirme a prática, os envolvidos poderão ser denunciados pelo Ministério Público por corrupção eleitoral, com penas que podem incluir multa e prisão de até quatro anos, conforme prevê o Código Eleitoral.