
Em Brasília
Ministro Teodoro Silva Santos recebe a mais alta comenda do STM
Por Oceli Lopes - Em 28/03/2025 às 6:44 PM

Anamaysa Nogueira Santos com o ministro do STJ, Teodoro Silva Santos. Fotos: Divulgação
Na solenidade em comemoração aos 217 anos da Justiça Militar da União (JMU), realizada nesta quarta-feira, 26, pelo Superior Tribunal Militar (STM), o ministro do STJ – Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Silva Santos, foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário Militar, no grau “Alta Distinção”.
O grau de Alta Distinção é concedido a ministros de Estado, governadores, parlamentares, oficiais-generais das Forças Armadas e outras autoridades de alta relevância.
“Essa relevante Comenda concedida pela Corte Superior Tribunal Militar do País – por reconhecimento de serviço prestado ao Brasil -, deixa-me deveras honrado e orgulhoso, ao mesmo tempo em que, aumenta minha responsabilidade no exercício da judicante perante o STJ – Tribunal da Cidadania, constitucionalmente responsável pela informatização da interpretação da legislação federal, garantindo que a lei seja aplicada de forma consistente em todo território nacional”, disse Teodoro após receber a condecoração do Ministro Almirante Esquadra, Leonardo Puntel.
Clube do Exército

Ministro Teodoro Silva Santos e a Ministra Maria Elizabeth Rocha
O evento ocorreu no Clube do Exército, em Brasília, e foi presidido pela Chanceler da Ordem e Presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha. A cerimônia reuniu altas autoridades dos Três Poderes, membros das Forças Armadas, magistrados, representantes da sociedade civil e personalidades homenageadas com a mais alta honraria da Justiça Militar.
O vice-presidente da República, no exercício da Presidência, Geraldo Alckmin, prestigiou a solenidade e foi um dos agraciados com a Ordem do Mérito Judiciário Militar.
Em seu discurso, a ministra presidente, Maria Elizabeth, exaltou a memória do saudoso jurista Paulo Bonavides, professor da Universidade Federal do Ceará – UFC, lembrando que ele foi um dos agraciados com a comenda no ano de 2014.
Emoção

Ministro Almirante de Esquadra Leonardo Puntel condecora o Ministro Teodoro
O ministro Teodoro foi tocado por profunda emoção ao rememorar o nome do Professor Paulo Bonavides, “uma notável referência em sua vida acadêmica, seja pelo grande constitucionalista que foi, pelo exímio professor ou pela pessoa ética, cidadão de bem que teve o prazer de conhecer”.
“Recordo-me dos tempos em que costumávamos almoçar no Restaurante Alecrim, situado no Beach Park, em Aquiraz, de propriedade de uma das suas filhas. Era comum vê-lo por lá, sempre ao lado de sua esposa e companheira de vida, senhora Yeda. Uma lembrança que me transporta às terras cearenses que o Professor Paulo Bonavides escolheu como lar”, disse Teodoro emocionado.
Escolha
O Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Militar, em sessão de 14 de novembro de 2024, aprovou, por unanimidade, a indicação do ministro Teodoro Silva Santos para admissão no Quadro Especial do Superior Tribunal Militar, ao grau “Alta Distinção”, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao longo de sua carreira, digna de homenagem pela Justiça Militar da União.
- Teodoro Silva Santos e a Ministra Maria Elizabeth Rocha
- Ministro Teodoro, Dra. Anamaysa, Dra. Genoveva Freire Coêlho e Ministro José Coêlho Ferreira
- Dra. Anamaysa, Ministro Teodoro, Ministro Ten. Brigadeiro-do-Ar Francisco Joseli Parente Camelo e Maria Cleonice Soares Camelo
- Geraldo Alckmin e a Ministra Maria Elizabeth Rocha
- Ministro Alte. Esq. Leonardo Puntel e Ministro Teodoro Silva Santos
- Corte do Superior Tribunal Militar
- Ministro Teodoro Silva Santos
Mais notícias


Cerimônia prestigiada
