SINERGIA
Nelson Teich diz que economia e saúde devem ser trabalhadas em conjunto
Por Marcelo - Em 16/04/2020 às 6:53 PM
O médico oncologista Nelson Luiz Sperle Teich, que assume o Ministério da Saúde por indicação do presidente Jair Bolsonaro, tem uma trajetória representativa na saúde, uma vez que foi o fundador das Clínicas Oncológicas Integradas (COI), que possui 18 centros de excelência no combate ao câncer – sendo dez em São Paulo, sete no Rio de Jairo e um em Pernambuco, adquirida em 2015 pela Amil.
Possuidor de especializações em ciências médicas e econômicas por renomadas universidades – como Harvard e York -, ressalta que a dicotomia entre saúde e economia, neste momento de pandemia de coronavírus, “é desastrosa, pois trata estratégias complementares e sinérgicas como se fossem antagônicas”.
O novo ministro também defende o distanciamento social como uma das principais armas para diminuir a expansão do vírus pelo País, e que é necessário para que seja possível ganhar tempo com o objetivo de compreender melhor a doença e adotar ações que possibilitem a retomada da atividade econômica que, em alguns estados, está praticamente parada.
Nelson Teich, atualmente, é sócio da Teich Health Care, que presta serviços de consultoria na área médica e também trabalhou na campanha que elegeu Jair Bolsonaro, em 2018, quando chegou a ter seu nome cogitado para assumir o Ministério da Saúde, no ano seguinte.
Além de ser considerado um dos principais oncologistas do Brasil, também é visto como um grande empresário, empreendedor e gestor de saúde. Por seu preparo técnico, Nelson Teich deverá ter um papel fundamental na melhora do entrosamento entre o Palácio do Planalto e o Ministério da Saúde.