AGENDA EM BRASÍLIA

Neuri Freitas participa do lançamento do PAC Seleções, no Palácio do Planalto

Por Marcelo - Em 27/09/2023 às 8:55 PM

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, está cumprindo agenda em Brasília, onde participou da concorrida solenidade de lançamento da nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções), nesta quarta-feira (27), comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Um momento importante, tanto representando a Cagece, como a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), da qual é diretor-presidente. E amanhã ele estará em Recife, onde apresentará uma palestra durante o Painel 6 com o tema: ‘Marco Legal do Saneamento: Desafios que ainda precisam ser enfrentados para atração de investimentos e universalização dos serviços’, dentro do Seminário Nacional Saneamento e Desenvolvimento Sustentável.

Camilo Santana e Neuri Freitas no lançamento do PAC Seleções

“Estou aqui em Brasília, onde participei do lançamento do PAC Seleções, que vai repassar um volume grandioso de recursos para os entes federativos realizarem obras em diversas áreas. E hoje houve uma definição de quais setores serão contemplados nesta primeira etapa. E tivemos a oportunidade de pleitear recursos para abastecimento  de água e esgotamento sanitário, especificamente as empresas vinculadas à Aesbe, como a Cagece. Teremos a oportunidade de acesso a recursos do Orçamento Geral da União, além de financiamentos pelos bancos públicos como Caixa, BNDES e BNB. Agora vamos apresentar os projetos para serem analisados, inclusive alguns com possível uso de recurso da União, o que é muito importante, pois não pressiona a tarifa. E temos algumas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de grande porte para o Cariri, o Maciço de Baturité, Baixo Jaguaribe, dentre outras”, afirma.

Diversas autoridades políticas de todo o Brasil compareceram ao evento, uma vez que o PAC Seleções deverá repassar R$ 65,2 bilhões em recursos federais para que estados e municípios possam realizar suas obras prioritárias, principalmente nas áreas de educação, infraestrutura, mobilidade e saúde. “Conversei com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que tem uma ligação muito forte com o tipo de serviço prestado pela Cagece, de onde saem todas as diretrizes do setor de saneamento, principalmente para a evolução da universalização do saneamento

Durante o lançamento do PAC Seleções, na capital federal, o presidente da Cagece conversou com o ministro da Educação, o ex-governador cearense Camilo Santana, sobre alguns temas relativos ao Ceará. “É sempre importante, pois ele está no Ministério da Educação e saneamento tem tudo a ver com esta área, pois tendo saneamento na cidade, tem crianças, adolescentes e adultos mais saudáveis. Isso evolui na educação, na economia, no trabalho, no turismo. Tudo está interligado, o saneamento é uma pauta muito transversal e buscamos alternativas para o nosso Estado“, destaca.

Na oportunidade, ele também falou com a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, além de parlamentares e empresários que também participaram da cerimônia. “Hoje as empresas de saneamento têm trabalhado dentro da linha do meio ambiente. Nossa ideia é tentar mitigar ao máximo a emissão de gás carbônico pelas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs)”, completa Neuri Freitas. (Texto atualizado às 20h55 para inserção de novas informações)

Arnaldo Santos, Marina Silva e Neuri Freitas durante a solenidade realizada no Palácio do Planalto

Mais notícias

Ver tudo de IN News