AGENDA EM BRASÍLIA
Neuri Freitas participa do lançamento do PAC Seleções, no Palácio do Planalto
Por Marcelo - Em 27/09/2023 às 8:55 PM
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, está cumprindo agenda em Brasília, onde participou da concorrida solenidade de lançamento da nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções), nesta quarta-feira (27), comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Um momento importante, tanto representando a Cagece, como a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), da qual é diretor-presidente. E amanhã ele estará em Recife, onde apresentará uma palestra durante o Painel 6 com o tema: ‘Marco Legal do Saneamento: Desafios que ainda precisam ser enfrentados para atração de investimentos e universalização dos serviços’, dentro do Seminário Nacional Saneamento e Desenvolvimento Sustentável.
“Estou aqui em Brasília, onde participei do lançamento do PAC Seleções, que vai repassar um volume grandioso de recursos para os entes federativos realizarem obras em diversas áreas. E hoje houve uma definição de quais setores serão contemplados nesta primeira etapa. E tivemos a oportunidade de pleitear recursos para abastecimento de água e esgotamento sanitário, especificamente as empresas vinculadas à Aesbe, como a Cagece. Teremos a oportunidade de acesso a recursos do Orçamento Geral da União, além de financiamentos pelos bancos públicos como Caixa, BNDES e BNB. Agora vamos apresentar os projetos para serem analisados, inclusive alguns com possível uso de recurso da União, o que é muito importante, pois não pressiona a tarifa. E temos algumas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de grande porte para o Cariri, o Maciço de Baturité, Baixo Jaguaribe, dentre outras”, afirma.
Diversas autoridades políticas de todo o Brasil compareceram ao evento, uma vez que o PAC Seleções deverá repassar R$ 65,2 bilhões em recursos federais para que estados e municípios possam realizar suas obras prioritárias, principalmente nas áreas de educação, infraestrutura, mobilidade e saúde. “Conversei com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que tem uma ligação muito forte com o tipo de serviço prestado pela Cagece, de onde saem todas as diretrizes do setor de saneamento, principalmente para a evolução da universalização do saneamento
Durante o lançamento do PAC Seleções, na capital federal, o presidente da Cagece conversou com o ministro da Educação, o ex-governador cearense Camilo Santana, sobre alguns temas relativos ao Ceará. “É sempre importante, pois ele está no Ministério da Educação e saneamento tem tudo a ver com esta área, pois tendo saneamento na cidade, tem crianças, adolescentes e adultos mais saudáveis. Isso evolui na educação, na economia, no trabalho, no turismo. Tudo está interligado, o saneamento é uma pauta muito transversal e buscamos alternativas para o nosso Estado“, destaca.
Na oportunidade, ele também falou com a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, além de parlamentares e empresários que também participaram da cerimônia. “Hoje as empresas de saneamento têm trabalhado dentro da linha do meio ambiente. Nossa ideia é tentar mitigar ao máximo a emissão de gás carbônico pelas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs)”, completa Neuri Freitas. (Texto atualizado às 20h55 para inserção de novas informações)