Eleições 2024
Neutralidade do PT em Aracati ocorreu após intervenção de Camilo Santana e articulação de Bismarck
Por Redação IN Poder - Em 29/07/2024 às 6:29 PM
O Partido dos Trabalhadores (PT) adotou uma postura de neutralidade nas eleições majoritárias em Aracati, seguindo orientação do ministro da Educação, Camilo Santana. Anteriormente, o partido integrava a coligação de Caetano Neto (Republicanos), mas uma resolução aprovada na sexta-feira, 26, dissolveu essa aliança. Com isso, o PT não apoiará oficialmente nenhum candidato a prefeito, embora seus membros estejam liberados para fazer campanha para qualquer concorrente.
A intervenção de Camilo Santana foi confirmada com exclusividade ao IN Poder pelo líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, deputado federal José Guimarães (PT). Segundo Guimarães, a decisão de retirar o partido da coligação foi uma articulação do grupo liderado pelo atual prefeito de Aracati, Bismarck Maia (Podemos).
Essa movimentação tem um impacto significativo na política local. O PT de Aracati havia formalizado apoio a Caetano – filho do ex-prefeito de Fortim, Júnior Guedes, e neto de Expedito Ferreira, ex-prefeito do Aracati -, para as eleições deste ano, com articulação do deputado federal José Airton Cirilo (PT), um rival político de Bismarck Maia. A atual vice-prefeita, Denize Menezes (PT), que rompeu com Bismarck, anunciou o apoio do seu grupo ao opositor, criticando duramente a gestão atual.
No pleito deste ano, Bismarck lançou, na sexta-feira, 26, a candidatura da vereadora Roberta Cardoso (Podemos) para sua sucessão. A chapa é composta pela candidata a vice-prefeita Ana Mello (Podemos), ex-secretária da Educação de Aracati. A coligação conta com apoio do PSB (de Cid Gomes), PSD e PDT, partido dos filhos do atual prefeito: o deputado federal Eduardo Bismarck e do deputado estadual Guilherme Bismarck, também presidente do PDT Aracati.