SERIEDADE E COMPETÊNCIA

Nicola Miccione reconduzido à Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Por Marcelo - Em 02/01/2023 às 4:53 PM

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, foi reconduzido ao cargo pelo governador Cláudio Castro, para mais quatro anos à frente de um dos principais órgãos da administração pública daquele estado. O anúncio oficial do secretariado foi realizado na manhã desta segunda-feira (2), durante cerimônia realizada no Palácio da Guanabara.

Nicola Miccione tem liderado grandes projetos de concessão no Rio              Foto: Divulgação

Nicola Miccione é funcionário de carreira do Banco do Nordeste e desde 2020 está à frente da Casa Civil do Governo do Rio, tendo realizado um trabalho sério, eficiente e que vem gerando frutos altamente positivos. O principal deles foi o maior leilão de concessão da história do estado – no valor de R$ 22,6 bilhões -, passando para a iniciativa privada a prestação dos serviços de distribuição de água e saneamento, com cerca de R$ 32 bilhões em investimentos obrigatórios.

A concessão desses serviços é o maior projeto de infraestrutura socioambiental do País e vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas no estado do Rio. A Cedae, entretanto, permanece responsável pelos serviços de captação e tratamento de água. Na sessão na B3, realizada no dia 30 de abril passado, foi o pcróprio Nicola quem bateu o martelo encerrando a disputa. O ágio arrecadado com a concessão da Cedae foi de 133,6%, devido ao alto interesse dos investidores concorrentes.

O secretário da Casa Civil também está à frente de outra importante concessão que deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, gerando novos e vultosos investimentos privados, que é a do Estádio do Maracanã. Devido a alguns detalhes técnicos do contrato inicial. Por causa disso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu suspender a licitação, ano passado, mas já foram feitos os esclarecimentos e o processo deve ocorrer até julho.

Ele afirmou, ainda, que o Governo do Rio tem recuperado a sua credibilidade e o objetivo principal é ser um dos principais investidores em infraestrutura do Brasil. “Estamos num momento de forte governança, dois anos com orçamento sem déficit e contas aprovadas pelo TCE e pela Alerj. Nosso desafio é depender cada vez menos de óleo e gás e transformar o Rio num grande polo de logística, com investimentos pesados em infraestruturas rodoviárias e portuárias”, completou Nicola Miccione.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder