Considerando aliados e unificação do PT
“Nós não vamos fazer apenas uma disputa de nomes”, diz Elmano sobre candidatura do PT à Prefeitura de Fortaleza
Por Redação IN Poder - Em 14/03/2024 às 5:11 PM
O governador Elmano de Freitas (PT) voltou a defender seu posicionamento para que o PT escolha seu candidato em Fortaleza por meio de um encontro municipal. Considerado menos danoso para o partido do que a realização de prévias, o método a ser adotado pela legenda governista vai discutir o melhor projeto para a Capital.
“Nós não vamos fazer apenas uma disputa de nomes. Nós temos que ser capazes de apresentar um conjunto de propostas que represente um projeto para Fortaleza. Portanto, acho que nós temos que avançar muito no debate de propostas e buscando de maneira muito dialogada, muito conversada, a construção de nomes que possa ao máximo nos unificar e representar bem essas propostas”, declarou o petista durante o lançamento do Programa Pé de Meia.
Atualmente, cinco nomes almejam representar o PT na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Evandro Leitão – presidente da Assembleia Legislativa do Ceará -, Luizianne Lins – ex-prefeita da Capital e deputada federal -, Arthur Bruno – assessor especial do Governo do Estado -, Larissa Gaspar – deputada estadual – e Guilherme Sampaio – deputado estadual e presidente do PT Fortaleza.
Esses nomes vão ser analisados internamente no PT por meio do encontro municipal. A viabilidade de cada um para o pleito vai passar, principalmente, pelos programas que vão apresentar. Eles também vão ser avaliados pelos partidos que compõem o arco de aliança petista.
E o que Camilo pensa?
Também presente no evento de lançamento do Pé de Meia, o ministro da Educação, Camilo Santana, optou por não tecer comentários sobre o pleito. Ele afirmou que estava no local para falar sobre a educação brasileira, não sobre política.
“Eu vim aqui hoje para falar de educação, do Pé-de-Meia, dos novos Institutos Federais, dos investimentos. Eleições nós vamos falar no momento certo”, desconversou o ex-governador do Estado.
Entretanto, é sabida a preferência de Camilo por Evandro. Os dois, inclusive, posaram juntos para uma foto ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no início desta semana em Brasília, após o lançamento das novas unidades dos institutos federais a serem instalados no País.