Ministro da Educação
Novo Ensino Médio: Camilo Santana celebra aprovação na Câmara e planeja implementação
Por Redação IN Poder - Em 10/07/2024 às 1:20 PM
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), comemorou a aprovação do Novo Ensino Médio, concluída pela Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira, 9. Ele destacou que as redes de educação terão o tempo necessário para organizar a implementação das mudanças para o próximo ano letivo.
Santana ressaltou que as novas diretrizes para o ensino foram resultado de um “diálogo respeitoso que envolveu estudantes, professores, diversas entidades e parlamentares”. Em suas redes sociais, o ministro afirmou: “A Câmara garantiu a manutenção de avanços importantes, como as 2.400 horas para a formação geral básica e o fortalecimento da formação técnica de nível médio.”
“Que sigamos, juntos, trabalhando para tornar a escola mais atrativa aos nossos jovens. A construção de um ensino médio de qualidade, que contribua para um país de mais oportunidades, é interesse de toda a sociedade”, acrescentou.
Poucas horas antes de sua declaração, os deputados revisaram e votaram para reverter as alterações feitas pelo Senado Federal há três semanas. Com essa revisão, o texto agora será encaminhado para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Novo Ensino Médio prevê 2.400 horas para disciplinas obrigatórias, como Português e Matemática, e 600 horas para o itinerário formativo, mantendo essas cargas horárias inalteradas. No entanto, para alunos do Ensino Médio técnico, a carga proposta pelo Senado foi rejeitada, resultando em 2.100 horas para a formação técnica e profissional, acima das atuais 1.800 horas mínimas exigidas.