Convocação de Cid é anulada
PDT Nacional dissolve diretório e elege comissão provisória para comandar o partido no Ceará
Por Redação IN Poder - Em 06/10/2023 às 3:25 PM
Contrapondo a convocação do diretório estadual feita pelo senador Cid Gomes (PDT), o PDT Nacional dissolveu nesta sexta-feira, 6, o diretório no Ceará após eleger uma comissão provisória composta por 12 membros em composição paritária, seis homens e seis mulheres, para assumir as competências do partido no Estado.
Sendo assim, a reunião que havia sido agendada para o próximo dia 16 deste mês, após o grupo liderado por Cid ter recolhido 59 assinaturas de membros do diretório para eleger uma nova executiva estadual, não tem mais nenhuma validade.
Quem está no comando da comissão provisória é a presidente da Ação da Mulher Trabalhista do PDT Ceará, Cristhina Brasil. Ela permanecerá no cargo provisoriamente, tendo Flávio Torres como vice-presidente. A movimentação só foi possível porque o prazo do mandato dos membros do diretório estadual foi modificado e o fim antecipado para essa quinta-feira, 5.
Falava-se, anteriormente, que o fim do mandato dos membros do diretório estava previsto para o próximo mês de dezembro. Entretanto, o PDT Nacional informou que o período já expirou. Procurado pelo IN Poder, o partido afirmou que ainda não há um prazo para que nova eleição do diretório cearense ocorra. Até lá, a comissão provisória ficará em vigor.
Confira nota do PDT Nacional na íntegra:
A Direção Nacional do PDT estabeleceu que a partir desta sexta-feira, dia 06 de outubro, o partido no Ceará passa a ser dirigido por uma Comissão Provisória formada por 12 integrantes, em composição paritária, ou seja, seis homens e seis mulheres.
A Comissão Provisória será presidida pela coordenadora da Ação da Mulher Trabalhista, Cristhina Brasil, tendo o ex-senador, professor Flávio Torres como vice-presidente, além do presidente do movimento negro nacional, Ivaldo Paixão, representantes do PDT diversidade, juventude e membros do interior do Estado. Nomes com histórias consistentes, respeitados a fim de consolidar uma desejada pacificação no momento do partido no Ceará.
Uma Comissão Provisória se justifica pelo fato de que o mandato do Diretório Estadual, eleito em 05 de outubro de 2019, havia expirado, depois de ter sido prorrogado por dois anos, encerrando-se na quinta-feira, dia 05 de outubro.
Importante ainda registrar que Cristhina Brasil passa a ser a única mulher a dirigir um grande partido no Ceará. A ata que a nomina para essa missão já foi encaminhada à Justiça Eleitoral nesta sexta-feira.
Cristhina Brasil, diz que “acolho com senso de responsabilidade e honra esta missão que me foi dada pelo PDT Nacional. Buscarei o equilíbrio para uma gestão compartilhada e democrática, composta pela representação parlamentar, os movimentos sócio-políticos e a militância aguerrida filiada ao nosso PDT do Ceará”.