Resquícios da Eleição

PL Ceará evita posição sobre acusações contra Inspetor Alberto e orienta cautela

Por Redação IN Poder - Em 30/10/2024 às 10:44 AM

Whatsapp Image 2024 02 09 At 11.56.10

Foto: Divulgação / Ascom Carmelo Neto

O presidente do Partido Liberal no Ceará, deputado estadual Carmelo Neto, declarou nesta terça-feira, 29, que a legenda não recebeu nenhuma denúncia formal contra o vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (PL). O parlamentar, reeleito na última eleição, enfrenta uma série de acusações, incluindo ameaça de morte ao ex-candidato à prefeitura, Evandro Leitão (PT), e maus-tratos a animais. Carmelo destacou que o momento não é oportuno para um julgamento interno sobre as ações do vereador.

Segundo Carmelo, o partido possui um Conselho de Ética, onde filiados podem apresentar queixas, mas reforçou que a prioridade atual do PL é focar na conclusão do período eleitoral. “Qualquer filiado pode fazer denúncias, mas acho que não é o momento de lavar roupa suja, de avaliar erro e acerto. Acredito que esse momento vai chegar, claro”, afirmou o deputado. A fala reflete a postura do partido em não aprofundar a discussão sobre as acusações no contexto imediato pós-eleitoral.

A série de acusações contra Inspetor Alberto ganhou visibilidade após a divulgação de vídeos polêmicos. Em um dos registros, o vereador de Fortaleza se dirige a Evandro Leitão com termos considerados ameaçadores, usando expressões como “prepara teu caixão”. Após a repercussão negativa, Alberto alegou que foi mal compreendido e disse que a fala foi uma “brincadeira” em referência a um churrasco, justificando que teria se confundido ao usar o termo “caixão” em vez de “carvão”. O episódio está sendo investigado pela Polícia Civil do Ceará.

Além disso, outro vídeo que circulou nas redes sociais durante o período eleitoral mostra Inspetor Alberto arrastando um porco pelas orelhas e fazendo alusão ao então candidato petista, comparando-o ao animal. A gravação gerou revolta e levou à abertura de um inquérito na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para apurar possíveis maus-tratos. Em resposta, Alberto negou qualquer intenção de ferir o animal e afirmou que o vídeo não foi postado em suas páginas oficiais.

Na sequência das denúncias, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE) protocolou um pedido de cassação do mandato de Alberto junto à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Representantes da sociedade civil e outros parlamentares também se uniram ao pedido. Na terça-feira, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) impôs uma multa de R$ 3 mil ao vereador, intensificando as pressões sobre o parlamentar para que responda pelas acusações no âmbito institucional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder