Disputa na justiça

PL de Fortaleza move representação contra evento de candidatura de Evandro Leitão ao lado de Lula

Por Redação IN Poder - Em 08/08/2024 às 3:55 PM

Novo Projeto (2)

Foto: Divulgação

O Partido Liberal (PL) de Fortaleza ingressou, nesta quinta-feira, 8, com uma representação formal contra o candidato Evandro Leitão (PT), Gabriella Aguiar (PSD) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusando-os de campanha antecipada para as eleições municipais da Capital. A ação questiona a convenção realizada no último sábado, 3, que oficializou a chapa de Leitão e Aguiar para a Prefeitura de Fortaleza.

O PL argumenta que o evento, realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO), utilizou um equipamento público de forma inadequada e destaca declarações de Lula que, segundo a representação, fizeram pedidos explícitos de votos para Leitão. O partido acusa que a estrutura do evento, com sistema de som, iluminação e DJ contratado, foi elaborada para maximizar a presença e a visibilidade do presidente e dos candidatos.

A ação do PL é semelhante a uma representação anterior que envolveu o deputado André Fernandes (PL) – também candidato ao Palácio do Bispo neste ano -, resultando em uma multa de R$ 15 mil e a ordem de retirada de vídeos e transmissões ao vivo relacionados ao evento. No caso de Fernandes, a penalização foi referente a um ato realizado em maio no estádio Paulo Sarasate com a presença de Jair Bolsonaro (PL), decisão ratificada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

O partido também solicita que sejam retirados do ar todos os materiais relacionados ao evento de Leitão, que contou com a participação de líderes como Lula, Camilo Santana (PT) e Elmano de Freitas (PT). Em resposta, aliados de Leitão afirmam que a convenção foi um evento interno voltado para a militância e filiados da federação PT-PCdoB-PV, e não um ato de campanha pública. As informações são do jornal O Povo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder