Direcionamento nacional
PL proíbe que filiados de todos os estados apoiem candidatos de outros partidos
Por Redação IN Poder - Em 20/05/2024 às 9:25 PM
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, emitiu ofício para os presidentes estaduais da sigla orientando que parlamentares, federais, estaduais e municipais, não endossem palanques de candidatos que estejam noutras siglas nas eleições deste ano. O documento foi assinado e endereçado aos mandatários estaduais no dia 8 deste mês de maio.
A ideia, segundo o mandatário, é não confundir o eleitor e não prejudicar pré-candidatos que estejam disputando as eleições deste ano, a ser realizada no dia 6 de outubro. Portanto, não será permitido apoio a candidatos (as) que façam parte de partidos que não estejam em coligação com o PL. Em caso de descumprimento pode haver a aplicação de processo ético-disciplinar.
No documento foram citados cidades do Rio de Janeiro. Mas no Ceará, por exemplo, é sabido que dois parlamentares do PL devem fazer campanha para pré-candidatos de outros partidos, especialmente por conta dos municípios que representam. A presidência estadual é do PL está sob responsabilidade de Carmelo Neto (PL), deputado estadual mais votado do Estado, e que tem a missão de organizar o partido.