TRANSTORNO A ROBERTO CLÁUDIO
Pleno do TSE impede coligação entre Federação PSDB-Cidadania com o PDT
Por Marcelo - Em 19/08/2022 às 9:32 PM
Uma decisão do Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (19), determina que a Federação PSDB-Cidadania no Ceará não poderá mais participar da coligação do candidato Roberto Cláudio, do PDT, e seu vice Domingos Filho (PSB), nas eleições de outubro próximo, o que deve gerar muitos transtornos durante a campanha.
Além de perder um importante aliado político, no caso o empresário Amarílio Macêdo (PSDB), que compunha a chapa majoritária concorrendo ao Senado Federal, haverá uma significativa redução do tempo que dispunha no horário eleitoral gratuito em rádio e televisão.
De acordo com a decisão dos ministros do TSE, a Federação PSDB-Cidadania no Ceará deverá manter neutralidade, conforme foi definido em uma convenção conduzida pelo empresário Chiquinho Feitosa, que à época era o presidente do partido tucano.
Com a impossibilidade de Amarílio Macêdo, nome de peso do meio político e empresarial cearense, ser o candidato da coligação com o PDT para o Senado, a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) será sua substituta e vai participar das Eleições 2022 como postulante ao cargo de senadora.
Os ministros do TSE entenderam que o posicionamento do relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, seria o correto e decidiram que a Federação PSDB-Cidadania no Ceará deveriam manter a neutralidade e não compor nenhuma coligação com o PDT.