Bastidores do Poder

Podemos destitui presidente do partido em Fortaleza após apoio não autorizado a Sarto

Por Redação IN Poder - Em 03/09/2024 às 3:26 PM

Foto Wellington Saboia 230705 Cmfor 22729275

Wellington Saboia era presidente municipal do Podemos. Foto: Divulgação / CMFor

O candidato a vereador de Fortaleza, Wellington Saboia (Podemos), foi removido da presidência do partido na Capital após manifestar apoio à candidatura de José Sarto (PDT) para a Prefeitura. A direção nacional do Podemos havia recomendado que a legenda se mantivesse neutra nas eleições de Fortaleza, orientação que também foi seguida pela comissão estadual durante a convenção municipal.

Bismarck Maia, presidente estadual do Podemos e prefeito de Aracati, relatou que o partido foi pego de surpresa quando Saboia solicitou a alteração da ata da convenção, buscando formalizar o apoio a Sarto. De acordo com Maia, havia um entendimento claro de que o partido não se posicionaria em relação à candidatura majoritária, e essa mudança inesperada levou à decisão de consultar a direção nacional, resultando na substituição de Saboia na presidência da Comissão Provisória.

Saboia reconheceu que sua remoção do cargo foi motivada por sua decisão de apoiar Sarto, mas não fez outras declarações sobre o ocorrido. Hélio Parente de Vasconcelos Filho, advogado com especialização em direito eleitoral, foi nomeado como o novo presidente da Comissão Provisória do Podemos em Fortaleza, com mandato até o final de 2024.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder