Justiça Eleitoral

Por unanimidade, TRE-CE aprova desfiliação de Evandro Leitão do PDT

Por Redação IN Poder - Em 30/10/2023 às 11:15 AM

235ec46d F964 456e B2fb Ed8daa3909d8

Foto: Divulgação / Alece

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) considerou procedente o pedido de desfiliação feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão. Na ocasião, o deputado solicitou que sua saída do PDT alegando que foi perseguido por membros da Executiva nacional e estadual pedetista, tendo – conforme alega – feito sua campanha em 2022 sem repasses do Fundo Eleitoral. O destino de Evandro pode ser o PT.

Muito próximo do minitro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas, Evandro apoiou a chapa petista no ano passado, fato que lhe posicionou na contramão dos brizolistas que haviam lançado a candidatura do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao Palácio da Abolição.

Todos os membros do TRE-CE acompanharam, de forma unânime, a decisão do relator do processo, Francisco Érico Carvalho Silveira. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, 30.

Além de ter ingressado na Justiça Eleitoral, Evandro já havia recebido uma carta de anuência do PDT Ceará para que ele pudesse escolher outra legenda sem perder seu mandato como deputado estadual. Nas duas situações, entretanto, o PDT Nacional atua de forma a evitar que o parlamentar saia do partido levando consigo seu assento na Alece.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder