EFICIÊNCIA E SEGURANÇA
Porto do Pecém recebe quatro guindastes para ampliar a sua competitividade
Por Marcelo - Em 09/08/2022 às 2:00 PM
A governadora Izolda Cela esteve na manhã desta terça-feira (9), no Porto do Pecém, para acompanhar o desembarque dos novos guindastes adquiridos e que serão responsáveis por ampliar a capacidade operacional do equipamento portuário cearense, que tem se destacado na exportação e importação de cargas de todos os tipos. Eles devem começar a operar nos próximos meses.
Acompanhada do presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa; do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedet), Maia Júnior, e do presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves, ela vistoriou os equipamentos, que vão melhorar o tempo e a segurança da movimentação de contêineres no local. “São três guindastes RTG e um superguindaste STS, produzidos na China, que trarão mais produtividade na movimentação de contêineres. O Porto do Pecém bateu recorde em movimentação de cargas no ano passado, com 22,4 milhões de toneladas”, disse.
Ela lembrou, ainda, a parceria existente entre o terminal portuário cearense e um dos principais da Europa. “Temos uma parceria muito importante com o Porto de Roterdã, um dos maiores do mundo, que tem permitido ao Ceará ampliar sua capacidade de movimentação, atrair novos investidores e gerar mais empregos aos cearenses. Esses são nossos principais objetivos”, afirmou Izolda Cela.
Eficiência operacional
Por sua vez, o titular da Sedet ressaltou que o Pecém completa 20 anos de operação cumprindo mais uma etapa na sua evolução, ganhando eficiência operacional, com grandes investimentos contínuos. “Esses quatro equipamentos são de última geração, vão aumentar a eficiência, baixar os custos e aumentar a produtividade do porto, tornando-o cada vez mais competitivo”, explicou Maia Júnior.
O presidente do Complexo do Pecém salientou que o porto cearense está no patamar dos melhores do planeta na movimentação de contêineres. “Esses equipamentos são dos mais modernos do mundo, colocando o Pecém num cenário bastante competitivo, principalmente nessa questão de contêineres. E o guindaste do tipo STS realiza até 60 movimentos por hora, colocando o Pecém numa eficiência superior, para atender melhor aos nossos clientes”, comentou Danilo Serpa.
Já o presidente da ZPE-Ceará destacou que essa área alfandegada faz com que o Estado tenha uma condição de atração de investimentos singular. “Além de ter uma zona diferenciada na questão dos tributos, pois é a única free trade zone em funcionamento no Brasil. E esses equipamentos vão nos trazer eficiência e condições de atrair empresas de grande porte para fazer o Ceará se desenvolver cada vez mais”, completou Eduardo Neves.