PROMESSA CUMPRIDA
Prefeito Evandro Leitão sanciona lei que extingue a ‘taxa do lixo’ em Fortaleza
Por Marcelo - Em 10/01/2025 às 12:07 PM
Em um marco significativo para os fortalezenses, o prefeito Evandro Leitão sancionou nesta sexta-feira (10), a lei que extingue a cobrança da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU), conhecida como ‘taxa do lixo’. O anúncio foi feito durante cerimônia no Paço Municipal, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Léo Couto, integrantes da Prefeitura e parlamentares. A medida cumpre uma das principais promessas de campanha do gestor, ao extinguir uma taxa amplamente rejeitada pelos moradores da capital cearense.
Durante o evento, o prefeito destacou o trabalho conjunto entre a Prefeitura e a CMFor, ressaltando a importância de seguir alinhado às demandas dos cidadãos. “Acredito que a gente tenha iniciado o ano com o pé direito, fazendo um gol de placa. Mostrando para a população que existem, sim, representantes, vereadores, vereadoras, que não só agora, mas desde lá de trás, vêm trabalhando, se esforçando e foram contrários a essa taxa”, afirma.
A extinção da ‘taxa do lixo’ foi a primeira mensagem enviada pelo Executivo ao Legislativo municipal em 2025. A CMFor prontamente se mobilizou, votando favoravelmente em regime de urgência. A medida beneficia cerca de 435 mil proprietários de imóveis em Fortaleza, representando uma economia significativa de R$ 600 milhões aos contribuintes – um alívio celebrado pela gestão municipal, que contou com o apoio unânime dos vereadores.
O prefeito fez questão de enaltecer o empenho dos parlamentares nesse processo. “Os vereadores e vereadoras que fazem parte dessa legislatura, que se empenharam, se dedicaram e deram uma resposta à população, são os representantes legais de vocês. Hoje estão dando, aqui, uma resposta do trabalho e do respeito aos fortalezenses“, completa Evandro Leitão.
A aprovação da lei em tempo recorde reforça o alinhamento entre os poderes Executivo e Legislativo de Fortaleza, evidenciando a prioridade conferida a pautas de grande interesse público. A unanimidade alcançada na sessão extraordinária realizada pela CMFor, na tarde de ontem, simboliza esse compromisso coletivo em atender às necessidades da população.