PANDEMIA

Prefeitura de Fortaleza amplia 621 leitos para atender às vítimas do Covid-19

Por Marcelo - Em 27/03/2020 às 5:43 PM

Novos leitos estarão no IJF-2, UPAs e no hospital de campanha no PV                                                              Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza tem buscado ampliar a rede de saúde para reforçar o enfrentamento ao novo coronavírus. E o prefeito Roberto Cláudio anunciou o aumento de 621 leitos que estão sendo construídos e serão inaugurados entre os meses de abril e maio.

Os novos espaços de internação vão funcionar no último andar do IJF-2, em prédios anexos às UPAs municipais e no hospital temporário do Estádio Presidente Vargas, que contará com 500 profissionais de saúde, possui capacidade de 204 leitos, podendo chegar a 306 para atender à demanda.

Os leitos serão comuns, mas podem ser adaptados para leitos de UTI. Com expectativa de entrega para o dia 20 de abril, o equipamento está sendo montado em uma área de 3.500m² e possuirá base em concreto, além de estrutura de saneamento, água, elétrica e gases.

A Secretaria Municipal da Saúde está readequando a logística de EPIs e insumos por meio de compra em parceria com o Governo do Estado. Também foram adquiridas cinco impressoras 3D para produção de protótipos de válvulas respiratórias e peças de reposição para maquinários que sejam requisitadas.

Esses equipamento também produzirão materiais de segurança do trabalho e de proteção individual para profissionais da saúde. A Prefeitura também realizou a compra de 15 mil testes rápidos para o coronavírus que devem chegar no início de abril.

Foram contratados 75 novos médicos para atuar nos postos de saúde municipais, que já estão atuando desde esta quinta-feira (26) por meio do Programa Médico Família Fortaleza.

E foi montado um esquema especial de imunização contra a gripe H1N1, H3N2 e Influenza B, em 113 postos de saúde, 200 escolas municipais e drive vacina nos estacionamentos de seis shoppings da capital, para evitar aglomerações. Já a vacina domiciliar é voltada aos idosos acamados ou acima de 80 anos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder