MOBILIDADE ATIVA
Prefeitura de Fortaleza celebra os dez anos de criação do programa Bicicletar
Por Marcelo - Em 12/12/2024 às 11:37 AM
A Prefeitura de Fortaleza comemora neste sábado (14), os dez anos de funcionamento do Bicicletar – sistema público de bicicletas compartilhadas -, consolidando-se como um modelo exemplar de mobilidade ativa e sustentável no Brasil. A data marca também o início de sua maior fase de expansão e modernização, com a integração de todas as 12 Regionais da cidade, renovação de equipamentos e inclusão de bicicletas elétricas na frota. Atualmente, 52% da população de Fortaleza vive a menos de 500 metros de uma estação do sistema, fortalecendo sua abrangência e impacto social.
Com uma população superior a 2,4 milhões de habitantes, Fortaleza desponta no cenário nacional ao democratizar o acesso a políticas públicas de mobilidade sustentável. Em comparação, outras capitais brasileiras apresentam números significativamente inferiores: São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, possuem apenas 18,1% e 6,5% da população, respectivamente, com acesso próximo a estações de bicicletas compartilhadas. A ampliação do Bicicletar promove a inclusão social, o lazer e a sustentabilidade, numa cidade que possui infraestrutura cicloviária com mais de 495 quilômetros de extensão.
“Com a implantação de estações em todas as Regionais, conseguimos conectar áreas periféricas, onde vive a maior parte da população de baixa renda, ao Centro da cidade, onde estão concentrados os principais postos de trabalho e instituições de ensino. Além de estimular a mobilidade ativa, o Bicicletar reforça a integração do modal ciclístico com o transporte público, promovendo um acesso mais inclusivo e sustentável às oportunidades“, explica Isabela Castro, coordenadora de Mobilidade da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Transformação e impacto
Desde sua estreia, em dezembro de 2014, o Bicicletar passou por uma série de melhorias e transformações. Financiado integralmente pela iniciativa privada, o programa recebeu maior aporte do poder público a partir de 2019, com recursos provenientes da venda de cartões Zona Azul, o sistema de estacionamento rotativo de Fortaleza. A expansão recente incluiu a renovação de estações, a ampliação da frota e a incorporação de 100 bicicletas elétricas, as chamadas e-bikes. Essas inovações foram impulsionadas por uma equipe intersetorial destinada exclusivamente à gestão do programa.
O impacto positivo do Bicicletar também pode ser medido em números. Em outubro último, o sistema registrou um recorde médio de 3.967 viagens diárias, totalizando mais de 123 mil viagens no mês. E 22 de outubro marcou o maior pico de utilização desde a criação do programa, com 4.472 viagens realizadas em um único dia. Atualmente, a frota conta com 1.593 bicicletas, o maior número desde o início das operações.
Ao longo de sua trajetória, o programa já viabilizou mais de 7,2 milhões de viagens, beneficiando cerca de 286 mil usuários. Além disso, estima-se que o sistema evitou a emissão de mais de 2.950 toneladas de gás carbônico (CO²) na atmosfera, reforçando seu papel como um agente transformador na busca por uma cidade mais sustentável e inclusiva.