Operação Asfalto:
Prefeitura de Fortaleza conclui recapeamento de 34 vias recuperando mais de 43 km na Capital
Por Redação IN Poder - Em 27/06/2024 às 1:19 PM
A Prefeitura de Fortaleza deu início ao recapeamento das Avenidas Augusto dos Anjos, Do Contorno Sul e Padre Pedro Alencar, na última semana, em continuidade ao trabalho que vem sendo feito com a Operação Asfalto, lançada em maio pelo prefeito José Sarto. De janeiro até o momento, 34 vias públicas já foram recapeadas, recuperando um total de 43,44 km. Além do recapeamento total das vias, a Operação Asfalto prevê serviços de tapa-buraco, sinalização, iluminação pública e zeladoria, com a meta de beneficiar mais de 1.200 vias públicas nas 12 Regionais.
Na Av. Augusto dos Anjos, no bairro Bonsucesso, o trabalho vai recuperar 2,5 km de asfalto, já na Av. Padre Pedro Alencar, em Messejana, os serviços beneficiam 1,8 km da via, e na Av. do Contorno Sul, no bairro Parque Santa Rosa, a atividade contempla 860 metros de extensão.
Os serviços de recapeamento total de vias são executados pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), mas a operação também conta com atividades executadas pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Além das avenidas já citadas, a Prefeitura segue com serviços de recapeamento em andamento na Av. Oliveira Paiva e Av. Dep. Paulino Rocha.
Em junho, já foram concluídos recapeamentos na Av. Sargento Hermínio, Av. Major Assis, nas ruas Barbosa de Freitas, Pedro Pereira e Dom Expedito Lopes, na Av. A, no Itaperi; Av. Gomes Brasil; Av. Almirante Maximiniano da Fonseca; Rua Dr. José Passos e Rua Barão de Sobral.
Recapeamento
A obra de recapeamento consiste na renovação do asfalto. A depender do caso, inicia com a técnica da fresagem, em que o asfalto gasto é raspado e retirado, e depois segue com a adição da nova camada do pavimento. O serviço costuma ser realizado durante a noite, para evitar transtorno no tráfego.
A Operação Asfalto tem o intuito de melhorar a infraestrutura viária da cidade e garantir vias mais seguras e acessíveis, além de contribuir para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores.