NA CAPITAL
Prefeitura de Fortaleza e 10ª RM vão sanitizar terminais e espaços públicos
Por Marcelo - Em 20/04/2020 às 4:39 PM
O prefeito Roberto Cláudio afirmou nesta segunda-feira (20), dia em que se inicia um novo período de isolamento social por mais 15 dias no Ceará, que em parceria com a 10ª Região Militar será iniciado um trabalho de sanitização dos terminais de ônibus da Capital, iniciando pelo equipamento situado no Papicu.
“Quero agradecer ao general Cunha Mattos que realizará este esforço com a Prefeitura, um teste-piloto, para levar a cada um dos terminais de ônibus a sanitização, junto com o Exército Brasileiro”, disse. Além disso, um caminhão realizará a sanitização dos bairros, vaporizando uma substância nas ruas, paredes, muros e quintais das casas, para higienizar os ambientes e evitar a proliferação do vírus em ambientes inertes, começando pelo Cristo Redentor.
Destacou que o número de casos de óbitos devido à pandemia de coronavírus na capital cearense não está diretamente relacionada com o total de casos confirmados da doença num estudo realizado por bairro da cidade. Tanto que o Meireles – que tem mais casos confirmados de Covid-19 – aparece em terceiro lugar no registro de casos fatais segundo o levantamento que foi realizado.
E afirmou que o número de mortes, de acordo com a OMS, é o melhor indicador de risco e de acompanhamento das ações epidemiológicas e assistenciais. “Aqui em Fortaleza, para cada caso de óbito, estimamos que existam em média 100 pessoas contaminadas. Isso quer dizer que a circulação viral já está em toda a cidade e vamos inaugurar um novo momento de isolamento, pois essa é a medida mais importante para prevenirmos a rapidez e aceleração da transmissão, e reduzir o número de óbitos”, asseverou o prefeito de Fortaleza.
O gestor municipal Lembrou que mais dez leitos de UTI foram liberados no IJF-2, que no total conta com 40, mas só possui três desocupados. Mas eles já estão com pacientes para serem transferidos de UPAs para aquela unidade hospitalar da administração pública.
Nesta terça-feira (21) outros dez novos leitos de UTI serão abertos naquele hospital e até o final deste mês devem ser inauguradas mais 40 vagas desse tipo, dependendo apenas da chegada de equipamentos, como respiradores, que já foram adquiridos.
Roberto Cláudio ressaltou que o primeiro bloco do Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas foi entregue no último fim de semana, com 51 leitos, e que até amanhã ou quarta-feira o segundo bloco começará a receber pacientes com sintomas de infecção por coronavírus.
Assista ao vídeo:
Oi, pessoal. Iniciamos mais uma semana de trabalho para superarmos este desafio na saúde, com esperança e determinação. Continuamos unindo esforços por mais ações em Fortaleza, porque, neste momento de desafios, o mais importante é salvar vidas. Vamos juntos, com a força da nossa gente, para vencermos esse momento desafiador. #MaisAção #SeguirEmFrente #SaúdeDesafioDeTodos
Publicado por Roberto Cláudio em Segunda-feira, 20 de abril de 2020