GESTÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Prefeitura de Fortaleza e Bloomberg Philanthropies debatem estratégia de dados durante encontro na Capital
Por Marcelo - Em 26/10/2022 às 6:51 PM
A Prefeitura de Fortaleza e a organização filantrópica norte-americana Bloomberg Philanthropies realizam, nesta quinta-feira (27), o Encontro Presencial da Estratégia de Dados para toda a cidade. O objetivo do evento é reunir colaboradores indicados por gestores de 48 órgãos e secretarias municipais para cumprir uma das tarefas necessárias à elaboração da política estratégica de orientação da gestão baseada em evidências. O encontro será realizado na sede da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município das 8h30 às 17h.
A Estratégia de Dados da Cidade de Fortaleza é uma das entregas previstas pela assistência técnica do programa City Data Alliance da Bloomberg Philanthropies e consiste em um documento no qual estão descritos processos, protocolos e práticas para a cidade avançar no uso de dados e elevar a eficácia no atendimento aos residentes de Fortaleza. Uma das etapas da elaboração da Estratégia de Dados é o mapeamento dos registros nos órgãos e secretarias que atendem diretamente aos moradores. Portanto, é fundamental realizar o levantamento de dados, indicadores, sistemas e serviços, além da capacidade de pessoal e da legislação envolvida em cada setor.
O prefeito de Fortaleza destaca que o Encontro Presencial da Estratégia de Dados para toda a Capital é uma ação importante para o desenvolvimento de uma cultura de dados integrada. “É dar um passo adiante na gestão, integração e transparência de dados para fornecer políticas públicas de alta qualidade aos cidadãos de Fortaleza, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade e residentes da periferia da cidade”, afirma José Sarto.
Na próxima terça-feira, outro encontro presencial reunirá a equipe sênior do City Data Alliance e os coaches da Bloomberg Philanthropies para apresentar os resultados preliminares do survey aplicado amanhã. Os integrantes do evento também participarão ativamente do grupo de trabalho que está construindo a política de dados abertos, apoiando a consolidação do Portal de Dados Abertos mantido pela Citinova, que deve funcionar como o data lake para toda a cidade com dados e informações disponíveis para os cidadãos. A ação é uma demonstração de como Fortaleza coopera com a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).