ECONOMIA DE 19,8%

Prefeitura de Fortaleza: edital aberto para implantar energia solar em escolas

Por Marcelo - Em 05/10/2023 às 12:30 PM

A Prefeitura de Fortaleza segue com edital aberto até o dia 18 deste mês, para contratação de parceria público-privada (PPP) na modalidade de concessão administrativa, visando à implantação, gestão, operação e manutenção de projetos de eficiência energética em escolas e creches da Secretaria Municipal da Educação (SME). Poderão participar os interessados que atendam aos critérios previstos no edital, devendo entregar os envelopes com a documentação de credenciamento e garantia da proposta, proposta de valores e de habilitação na Central de Licitações de Fortaleza (CLFor), situada na Avenida Heráclito Graça, 750, Centro.

Escolas e creches devem receber mini-usinas de geração fotovoltaica

A iniciativa do projeto para as unidades ensino foi estruturada no âmbito de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), instituído pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada (PPPFor), com a proposição de um conceito inovador e sustentável, objetivando a redução de despesas fixas da prefeitura. Para atender os encargos relacionados ao projeto, estimou-se um investimento aproximado de R$ 52 milhões a ser realizado pelo setor privado. O edital na íntegra pode ser conferido por meio do link: (https://compras.sepog.fortaleza.ce.gov.br/publico/detalhe-licitacao.asp?id=1905&fonte=Novo)

“Com a parceria público-privada, a prefeitura visa otimizar os custos, promovendo a eficientização energética por meio da substituição de lâmpadas e equipamentos e, também, a produção de energia para esses equipamentos por meio da matriz solar. Outro aspecto importante é a possibilidade de garantir a receita para o valor pago pelo município pela demanda de energia consumida, considerando os expressivos reajustes do valor da tarifa nos últimos anos. Com esta iniciativa, busca-se ainda servir de exemplo para outros entes públicos, que devem buscar alternativas sustentáveis”, ressalta o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

O modelo de operação será o de geração distribuída, com implantação de sete usinas fotovoltaicas e instalação de mini-usinas solares fotovoltaicas em oito escolas a título educativo, e representará uma economia estimada de 19,8% para o poder público, absorvendo o consumo de 468 unidades, equivalente a uma economia média anual total de R$ 1,6 milhão, ao longo do tempo.

Mais notícias

Ver tudo de IN News